sábado, 12 de fevereiro de 2011

A temporada de araçás vem aí

Eu adoro araçás, fruta da mesma família das deliciosas goiabas. Pois acredite, leitor, eles estão quase amadurecendo. Veja a foto que eu fiz anteontem, ali para as bandas do Cristo Rei.

Um pé de araçazeiro avança em franco desenvolvimento, ali na Rua Atílio Bório- Ruas com fruteiras, Curitiba, 2011


Hoje, se o bom tempo ajudar, logo depois do almoço, quero ir ali pelas imediações do Centro Cívico, quase chegando no Parque do Papa. Lá eu sempre encontrei em anos anteriores, um verdadeiro corredor de araçazeiros. Quero confirmar se a colheita será em breve. Certa vez apanhei tantos araçás e para vencer a safrinha compartilhei com os alunos do meu curso de redação. Alguns daqueles jovens jamais tinham  provado dessa frutinha.

Você já tomou sorvete de araçá? É bom. Já experimentou o creme? Quer saber como faz? Eu fiz no olhômetro e deu certo. Vamos lá:

Você jogaria pedras no tronco de um araçazeiro? Faria dele um depósito de lixo de construção? Há quem faça tamanha maldade- Ruas com fruteiras, Curitiba, 2011

Creme de araçá - Modo de fazer:

            > Pegue uma boa porção de araçás maduros(5oo gr.) e bata no liquidificador com um   pouco de água(coloque aos poucos; não pode ficar aguado).
           > Passe a massa toda na peneira para retirar os caroços.
            > Volte com a massa para o liquidificador e acrescente 1 lata de leite condensado e outra de creme de leite; com a ajuda do liquidificador mexa até ficar tudo bem misturado.
            > Coloque em uma vasilha e leve ao congelador; deixe ficar por 30 minutos.

Confissão - Eu não aguento esperar essa meia hora; vou lá e pego generosas porções e tomo como se fosse um sorvete caseiro. É uma delícia!

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Temos um araçazeiro no quintal e confesso que as frutas ficam mesmo para os passarinhos, mas como a produção é abundante vou experimentar o creme!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Adhemar! Experimente o creme, sim! Seria demais pedir uma foto da gostosura?

    Fiquei contente com a sua visita; adorei também saber que mantém um pé de araçá no seu quintal. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois ela é uma árvore guerreira, já nasceu porque algum pássaro semeou, um jardineiro resolveu poupá-la e, quando eu perguntei o que era aquela folhinha ele quase arrancou a muda. Disse: "é um araçá", mas pedi que deixasse ali. Meu filho replantou a muda no fundo do quintal e ela vingou. Ano passado um vendaval quase quebrou os caules, os quais tivemos que amarrar com cordas para que pudessem ser mantidos, depois disso ela está lá, firme e forte, com uns 12 metros de altura. Não ligo muito para as frutas, mas gosto da árvore.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela manutenção desse vitorioso pé de araçá.

    Sei que você é habilidoso com a fotografia( comentários antigos expressaram/tenho ótima memória), Adhemar. O que acha de fotografar esse araçazeiro e compartilhar comigo? Atribuirei os devidos créditos à fotografia.

    Planejo redigir um texto sobre inesquecíveis quintais e imagens das árvores plantadas nesses ambientes familiares certamente darão maior sentido à postagem. Quer colaborar comigo?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails