terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A importância do arvoredo no espaço escolar

Além das mangueiras nos arredores o terreno da escola mantém algumas espécies - Belém, Instituto de Educação do Pará- Arquivo pessoal
O leitor não parece muito disposto a prosear comigo sobre os temas sérios ligados à educação, mas levarei adiante a  proposta de conversar acerca da importância do arvoredo presente no espaço visual do escolar. As imagens selecionadas articularão a defesa da manutenção das espécies, assim como evidenciarão a insensibilidade dos que constroem escolas sem a devida atenção aos espaços verdes nos arredores. Compare com as lembranças que você tem das construções públicas atuais. Veja se elas reservam espaço ao arvoredo.


Os escolares da EE Aline Picheth sempre lembrarão do arvoredo em volta da escola- Imediações do Centro Cívico, em Curitiba, arquivo pessoal 2010

O aprendizado com os sentidos - Mantenho especial atenção ao que é oferecido visualmente às crianças e aos jovens no conjunto arquitetônico escolar. Olhar e avistar o arvoredo harmonioso no entorno de uma escola, sobretudo pública, renderá a gratidão não apenas dos que hoje usufruem desse espaço, mas também daqueles que um dia desfrutaram da sombra e da alegria com a paisagem escolar cercada pelo arvoredo frutífero ou das floradas da estação. Depoimentos de lembranças escolares serão bem-vindos. Apareça para compartilhar as suas recordações.

As minhas lembranças - Eu jamais estudei em uma escola sem árvores no ajardinado. Quando era uma criança eu via enormes mangueiras ao entrar no terreno da escola e ao sair dele, também; quando universitária o meu olhar, mesmo dentro das salas de aulas, alcançava não apenas as palmeiras de açaí, mangueiras e castanholas, lá no terreno da Univ. Fed. do Pará, mas também a paisagem espetacular oferecida pelo rio Guamá. Mais tarde, já em Campinas, eu tinha outro panorama diverso da saudosa Amazônia, mas permaneci rodeada de verde e das floradas inesquecíveis das espécies, existentes na Unicamp. Tive ótimas lições de respeito ao estudante e não consigo admitir que ambientes escolares de qualquer grau de ensino não atentem ao paisagismo centrado no arvoredo como elemento educativo.

Quem estuda ou estudou na Unicamp não conseguirá ignorar a lembrança do farto arvoredo presente - Barão Geraldo, Campinas, - Arquivo pessoal

Uma escola é feita para educar os nossos sentidos inteiramente. Você discorda de mim, meu caro? Será que os atuais administradores e construtores das escolas públicas têm em mente os requisitos fundamentais quanto à segurança e conforto do prédio escolar? Duvido. Até a manutenção das antigas construções escolares é negligenciada, salvo raríssimos exemplos, talvez pressionados pelos ex-alunos, associações diversas ou interesses politiqueiros. 

Não conheço nenhum especialista em construção & paisagismo escolar - e você? Talvez ele explique com detalhes técnicos o que defendo, a partir das minhas vivências de estudante, sempre cercada pelo arvoredo, enquanto fazia o que me competia na escola fundamental e na universidade: estudar.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. O que nos torna sensíveis diante de um arvoredo, do sol se pondo ou da luz do luar no mar? Será que essa sensibilidade pode ser aprendida, ensinada ou,quem sabe, estimulada? Pelo menos a importância e a evidente interdependência de todas as espécies no planeta podem ser demonstradas, para que mesmo os mais insensíveis comecem a pensar diferente, nem que seja por autopreservação. A propósito, algumas árvores trazem boas lembranças, como uma seringueira de jardim que sombreava meus intervalos e recreios nos tempos do então 2º grau.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Profa;
    Conheci hoje o blog "Testando os limites da sustentabilidade". Vale a visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo comentário, Adhemar!

    Ele será o tonificante de uma próxima postagem, quando reunirei espécies de árvores que oferecem sombra, frutos e flores, mas nem sempre estão presentes no terreno escolar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails