sábado, 12 de fevereiro de 2011

Conhecer uma cidade é visitar seus bairros

O leitor antigo já sabe que adoro caminhar e passear pela cidade. Sempre que é possível saio de casa com o objetivo claro de conhecer melhor o lugar onde vivo. Diante das distâncias vou de ônibus ou no banco do carona e, infelizmente, menos vezes de bicicleta, uma vez que o meu temor com o trânsito insensível aos ciclistas é permanente. Ontem, por exemplo, convidei a minha filha, ainda em férias da escola, para um passeio ao bairro Cristo Rei, próximo aos igualmente agradáveis Jardim Social e Hugo Langue. As fotos oferecem uma ideia do panorama avistado nesses passeios pela capital paranaense.

Largas calçadas, arvoredo harmonioso, rua limpa e cuidados exemplares na manutenção desse conjunto -  Conheça bairros - Cristo Rei, Curitiba, 2011 

Muito a observar, sempre! - A minha atenção vai para todos os aspectos, mas não consigo deixar de examinar o cuidado empreendido com as jardineiras particulares ou públicas. Creio que os moradores têm grande parcela de participação na beleza a ser encontrada com maior vigor daqui a alguns anos, quando as mudas em franco desenvolvimento estarão frutificando.

Quem plantou um abacateiro no canteirinho da rua Atílio Bório, entre a Av Afonso Camargo e Rua Fco. Alves Guimarães? Abençoadas mãos!- Conheça bairros, Cristo Rei, Curitiba, 2011

Piuí-piuí-piuí-piuiiiiiiii!!!! -   A presença dos trilhos e o apito ensurdecedor do trem é a marca registrada no bairro. Quando o grande comboio de vagões aparece o trânsito obediente para. É um espetáculo visual que demanda enorme paciência para observar. A ferrovia convive com a ciclovia e um vai-e-vem intenso dos carros e pedestres. Parar para observar sempre faz emergir muitas lições, caro leitor.

A proximidade das moradias ao lado do corredor feito pelos trilhos é ou não preocupante?Conheça bairros, Cristo Rei, Curitiba, 2011
Indagações - Será que há segurança suficiente aos moradores que edificaram as suas casas ao lado do correr dos trilhos? Quem chegou primeiro aqui: os moradores ou a ferrovia? Será que o sono dos residentes é tranquilo? 

Lembranças para toda a vida - Quer que as crianças e jovens conheçam a vida da cidade? Faça passeios regulares pelos bairros; conheça-lhes os pontos vitais de alimentação à rotina dos residentes. Na época de estudante normalista( antigo curso pedágogico equivalente ao ensino médio de hoje) tive uma excelente professora de geografia. Com ela eu e meus colegas visitamos todos os bairros de Belém(PA); o resultado dessa incursão em pequenos grupos? Você nem pode imaginar, caro leitor. Saiba apenas que ela dirige o meu olhar, quando saio em passeios pela capital paranaense e vai comigo a todas as cidades que meus olhos um dia já visualizaram.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails