sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Você já comeu frutas embaixo do pé da árvore?

Aqui em Curitiba a sexta-feira está nublada e logo depois das 6h40m fui ao portão levar a filha que saia em direção à escola. Estiquei o olhar ao longo da Rua Marcelino Champagnat e ela está, meu caro, envolta em neblina. Fiquei com preguiça de buscar a máquina para fotografar o cenário, tão diferente do meu querido Pará, porque eu e a minha garotona ficamos, durante bons minutos, apanhando e comendo amorinhas, ali, embaixo da árvore querida. Engraçado, leitor, como a emoção de comer a fruta no pé de qualquer árvore nos leva à infância distante...

Este pé de amoreira está carregadinho de frutinhas, mas com a folhas manchadas com uma espécie de ferrugem. Alguém ai sabe o que faço para curá-las? Curitiba, set. 2010

Grata emoção - Você guarda lembranças de ter comido frutas embaixo do pé da árvore? Que tal contar essas experiências, hoje raras, especialmente para as crianças e jovens urbanos? Quando mudei aqui para o Mercês, logo tratei de plantar, com a ajuda do Seu Zé - o varredor que cuidava da limpeza aqui da rua - um pé de amora, motivo da sombra gostosa nos dias de sol e dessa cumplicidade espetacular entre mãe e filha, em plena manhã envolta em neblina e árvore carregadinha, ali dando a maior sopa...

Contribua - Ande, meu querido leitor, saia do silêncio, e conte um pouco sobre a delícia que é comer uma fruta embaixo do pé da árvore. Alguém há de vivido esse desfrute gostoso. Vamos lá,  Alex, Nereu, Onizes, Miriam, Fábio, Marden, Franssinete, Ana, Nidiane, Cenilda, Valdir, Marta, , Hélio, Adhemar , Heloísa, Marcela e tantos mais que ajudam a levar adiante esta página! Vocês bem que poderiam enchê-la de  menções às frutas e árvores desses nossos quintais pelo Brasil afora.

" As minhas frutas eram: laranja,uva,tangerina,uva, manga, cana, sendo q as laranjas e tanjas eram em cima da árvore."( Retwuite recente da Be_neviani )

"frutas que mais comi embaixo do pé: jamelão, manga, abacate e ingá. Tudo no quintal quando criança." ( Tweet da @alesscar, ainda agorinha...)


Até mais...

3 comentários:

  1. Acho que tenho sorte! Ainda tenho um quintal com pomar - nêspera (aprendi no blog), laranja, pêssego, figo, uva, cereja,araçá e amora, sendo que essas duas últimas foram semeadas por algum passarinho que vem fazer lanche por aqui.
    Quando éramos crianças íamos ao pomar de uma feirante, amiga de meus pais, no interior de São Paulo. Encontrávamos jabuticabas do tamanho de pêssegos (a amiga dizia "come uma com casca moleque, senão entope!") e subíamos nos abacateiros com uma faca(sem ponta), uma colher e um saquinho de açúcar amarrado na cintura, para comer sem precisar descer da árvore (tudo bem "diet" mesmo!).

    ResponderExcluir
  2. Tem muita sorte, sim, Adhemar;muita gente não sabe o que é desfrutar dessa alternativa. Pegar a fruta no galho da árvore ou nela subir para colher uma espécie deliciosa é experiência enriquecedora, pois dá margem a que se agradeça a quem plantou a árvore e aos que permitiram que ela ainda se mantivesse em pé. Experiência exemplar.

    Obrigada pelo depoimento descritivo.

    ResponderExcluir
  3. Frutas maravilhosas que tenho em casa: jabuticabas, acerola, uvália, araçá, banana nanica. Tinha também um pé de jambo, que não existe mais, deixava o chão lindo com as flores rosa..
    Na infância, manchava o rosto e dedos com as amoras da casa de uma tia.. goiabas e seus pés na minha casa, era o prato principal na casa improvisada na árvore.
    Simplesmente indescritível o sabor das frutas comidas recém tiradas da árvore.. Lembro-me aí do Sul, os pêssegos, maçãs, uvas e pêras que comi.. simplesmente divinos sabores..

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails