terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sem medo da dissertação!

Recebi durante a manhã de ontem alguns telefonemas; vestibulandos fazem uma busca de cursos de redação em Curitiba e descobrem que trabalho com a leitura e a escrita. Muito bom. O Santo Google faz por mim o que os anúncios impressos e tuitadas não conseguem, ainda, mas não me queixo. A convergência na internet é pródiga; num clique se vai ao longe e este é aqui, no casadalinguagem@uol.com.br 

Autoconfiança compartilhada - O jovem estudante quer, de um modo ou de outro, atender à proposta dissertativa, exigida aqui e ali, inclusive nos simulados do cursinho e ele percebe, na primeira conversa comigo, de que estará bem acompanhado nos meus Encontros Marcados com a Redação" - série de 15 aulas com direito a muita conversa, leitura, escrita e bom humor. É a minha área; paixão não enrustida, mas declarada e vivenciada.


Dissertar é aprofundar reflexões sobre um determinado tema; como produzir uma dissertação sem a  precedente arregimentação informativa? Encontros Marcados com a Redação,  agosto 2010

Opção oferecida - Aos que estão limitados pela geografia e não podem ir até ao meu endereço do curso deixo algumas dicas; anote-as, vestibulando ou leitor próximo a um estudante às voltas com os vestibulares ou preso no famigerado Enem. Serão úteis; eu garanto.

Providências imprescindíveis -Para fazer excelentes dissertações atente:

>À necessária bagagem de informação advinda com a leitura, mas não fique preso apenas aos impressos; é preciso conversar, trocar ideias, assuntar até mesmo com quem você supõe seja inábil. Refletir muito e reverberar esses informes temáticos.

>Atenda à estrutura dessa tipologia, caracterizada pela clareza expositiva, tom didático e qualificado domínio do tema solicitado. Não é por menos de que você deverá bem elaborar as partes componentes desse tipo de texto, ou seja, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

>Articule obrigatoriamente, na condição de apoios exemplares, os argumentos e estratégias de convencimento persuasivo, uma vez que oferecerão firmeza ao que você expõe tematicamente no texto.

>Capriche no emprego dos recursos textuais, porque excelentes condições de leitura do seu texto, compartilhamento de vocabulário desenvolto, apurada concordância, utilização dos sinais de pontuação, concertada coesão, entre outros itens arregimentadores da qualidade textual imprimirão não apenas na sua redação, mas também na avaliação do corretor - o super leitor do seu texto - a marca de qualidade necessária e diferenciadora entre textos capengas, sem objetivos e destituídos das excelentes condições exigidas.

A contradição dolorosa - Lamento confirmar: há, sim - e como há, caro leitor ! -,  enorme contradição entre a cobrança feita nos vestibulares e no Enem, porque a maioria dos candidatos não recebeu a devida orientação, enquanto estavam sentados passivamente na carteira  e ouviam as orientações dos seus professores de redação. Não basta teorizar; é preciso mostrar que sabe escrever, colega professor. Dia desses um aluno comentou comigo de que o professor de redação entrega a proposta e diz: " Se virem...". Irresponsável colega.

A leitura reflexiva é o alimento da escrita objetiva; meus alunos aprendem a tomar o rumo em direção ao sucesso na elaboração dos textos propostos nos vestibulares e na vida em geral - Encontros Marcados com a Redação, julho, 2010

Lista de temas - No rol ilimitado de temas tenho sempre uma providencial ajuda a oferecer: pegue, por exemplo, a edição de domingo de um jornal ou uma revista de grande circulação nacional. Liste os temas presentes nesses impressos. Obterá uma quantidade abundante  - e diante dessa lista trate, imediatamente, de aprofundar a leitura e de conversar bastante, porque quem se comunica bem reúne melhores condições de buscar apoio nos recursos textuais para manter a expressividade na versão escrita. Vá por mim.

Sempre esperando novos participantes - Na próxima quinta-feira, dia 16/9, atenderei mais um grupo de vestibulandos, afora os já iniciados em agosto. Conhece alguém interessado, aqui em Curitiba? Tenho algumas vagas disponíveis.

Continuarei a conversa sobre o texto dissertativo em outra ocasião; aguarde!


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ensinar de verdade, como você faz, é uma prática de generosidade sem tamanho!
    Todos se lembrarão de você com carinho, pois nada pode fazer tanta diferença na vida de uma pessoa quanto saber se comunicar eficazmente, com estilo cativante.
    Parabéns pelo trabalho. E, me repetindo: sorte de quem pode ser seu orientado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Alex. Sorte tenho eu, porque encontro leitores atentos e cúmplices na feitura concatenada dos comentários, aqui na página. Receba o meu abraço e certeza da alegria com a sua visita.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails