sábado, 2 de março de 2013

Caminhantes urbanos e o mapeamento possível a todos

Adoro encontrar espaços de caminhada assim, sem aqueles blocos de pedras soltas nas ruas- Curitiba- arq. pessoal 2013
Faço fotos com frequência regular dos caminhantes urbanos e aqui a seleção é aleatória, mas reúne o panorama dos bairros curitibanos visitados em passeio. Algumas vezes, estou no banco do carona, na poltrona do ônibus ou na direção contrária da calçada.

Ali pelo Alto da XV? As calçadas exigem a poda. O caminhante anda serpenteando sobre o mato alto em alguns trechos- Curitiba, arq. pessoal 2013
Muitas vezes fico na retaguarda fotográfica, espaço discreto que deixa o fotografado passar para disparar o botão da câmera que ajudará a compartilhar uma imagem apenas por mim observada. Você, talvez, considere um excesso, mas costumo deixar o celular no modo silencioso; tudo para não chamar a atenção e não perder um momento de urbanidade, meu caro leitor.
Trecho ajustado à caminhada segura e agradável, inclusive, de idosos deve ser uma preocupação nas cidades-  Curitiba, arq. pessoal 2013
Não há jamais exposições constrangedoras, tal como o caro leitor poderá comprovar. Eu? Detestaria encontrar uma foto em que eu tivesse em ângulo distorcido ou que expressasse um momento particular e muito íntimo, mesmo na via pública.

Andar com segurança e sem ameaça de tropeços ou surpresas desagradáveis no caminho é um direito do cidadão- Curitiba,  arq. pessoal 2013
Passei pelos curitibanos bairros do Uberaba, Jardim das Américas, Bom Retiro e Pilarzinho nos último final de semana. Foi um belo passeio, ainda mais pelas tardes ensolaradas que desfrutamos tanto no sábado, quanto no domingo e encontrei algumas oportunidades de registro de espaços (des)ajustados às caminhadas.

Os ajardinados públicos que aparecem nas calçadas? Constituem encantos ao pedestre- Curitiba, arq. pessoal 2013
Uma cidade boa para se viver requer ações mútuas e o cidadão pode indicar ao poder público os pontos de agressão, de necessidade e providências urgentes ou de satisfação à vida feliz e integrada com a qual convive.

A ciclovia é compartilhada? Então, cuidados redobrados.- No Alto da XV, Curitiba, arq. pessoal 2013
Olhar atento, uma câmera e uma assinatura em página na internet conectada e o panorama urbano poderá emergir de todos os pontos da cidade; uma convergência de olhares e multiplicidade de fotos vindas de todos os bairros ajudarão a mapeá-lo. Tem feito algo assim para interagir com o tema, meu caro leitor? Fica a sugestão.


Largas calçadas? Uma passarela urbana a requerer a atenção de todos, invariavelmente - Curitiba , arq. pessoal 2013

Trarei oportunamente ao NaMira outras imagens de caminhantes urbanos; gosto do tema. Interessa-lhe, também?
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails