domingo, 6 de janeiro de 2013

O que entra no seu desjejum, leitor?

Quando sinto vontade de tomar mingau nem penso duas vezes; vou à cozinha e preparo a gostosura. No destaque, um mingau de milho branco, também conhecido como munguzá ( Norte e Nordeste) ou canjica ( no Sul e Sudeste)- arq. pessoal
O que você costuma tomar ou comer no desjejum? Com a sua simpática ajuda informativa, quem sabe conseguirei elementos para identificar a realidade alimentícia matinal em nosso país. Está disposto a ajudar? Sei quase nada sobre o hábito matinal na região Centro-Oeste. Será que há um leitor de lá zapeando pelo NaMira?

Gosta de um pãozinho fresco com manteiga e bem acompanhado de café com leite? É o meu desjejum preferido; é o seu, também? arq. pessoal
Os destaques visuais do meu arquivo de fotos mostram o que tenho por hábito, porém de uma detalhe fique certo, leitor: o meu café com leite e pãozinho com manteiga é o mais constante e infalível, mas hoje, diante da minha plateia doméstica, saiu uma porção de rabanadas. Eco natalino, certamente.

O socorro que vem da padaria mais próxima? Vale o custo desembolsado- arq. pessoal
Tapioquinhas, bolos, farofa de ovo, omelete, fatias de mamão ou abacaxi, suco de laranja, entre outras gostosuras costumam entrar na composição do meu desjejum, mas há ocasiões de muita correria, então, peço socorro à padaria mais próxima e, ali no balcão, faço o desjejum. Acontece assim, também, com você ou não tem mais o costume de ir à padaria comer alguma coisinha?

Até a próxima!

5 comentários:

  1. A voz corrente é que o café da manhã deve ser a principal refeição do dia, pois seria o "alicerce" para o organismo humano resistir a todas as suas necessidades.
    A prática, no dia a dia, nem sempre é assim e cada um de nós vai se conduzindo como as condições do momento permitem.
    No meu caso individual, tenho o hábito do café da manhã ser composto por um pãozinho francês (o careca) e um café com leite (de soja), com a santa exceção dos domingos e feriados, dias nos quais normalmente começo o dia numa das feiras livres de Belém, com uma cuia de mingau de tapioca, um pingado de café com leite e uma tapioquinha preparada na hora. Isso normalmente faço por volta das 06:30hs.
    Aos domingos e feriados, o café da manhã em casa já acontece pelas 09:00/09:30hs e regularmente é composto por um robustecido pão careca com uma farta dose de queijo prato, outro careca com doce de cupuaçu e, às vezes, tudo isso precedido de uma canjica.
    Com toda essa comilança matinal, a fome para o almoço nesses dias só comneça a dar sinal depois das 14:00hs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o comentário, meu irmão; se puderes, por favor, um dia fotografes as gostosuras para mim. Fiquei aqui de olho bem compriiiiiido imaginando o a " cuia de mingau de tapioca" assim como o "pão careca com doce de cupuaçu". Grata pela participação amazônica. Ela veio repleta de sabores inesquecíveis, Onizes.

      Excluir
  2. Olá, professora. Espero que esteja tudo bem com sua saúde. Caso interesse, sou extremamente exigente com minha alimentação. Não sou vegetariano mas não faço a menor questão de carnes, a não ser um bom peixe de vez em quando. Direto ao assunto, minha primeira refeição é a seguinte: primeiro, um copo de água com limão espremido; sem açucar, obviamente. Em seguida, o preparo: duas ou três folhas de couve cortadinhas, uma maçã vermelha e uma verde, um pedaço de beterraba, um pedaço de raiz de gengibre e um ou dois tomates. Pego três laranjas e faço um suco; uma cenoura ou duas, dependendo do tamanho, faço seu suco com a centrífuga. Agora bato a couve, as maçãs, o gengibre e o tomate, junto com uma ou duas colheres de mel de laranjeira no processador. Aí misturo os sucos já prontos de laranja e cenoura, depois de tudo bem misturadinho, tomo tudo. Quase um copo todo do liquidificador (ou do processador, no caso). De três em três horas como alguma coisa saudável. Sei que a curiosidade bateu: o almoço é um pouco de arroz com uma salada bem colorida (sem tempero); meu lanche da tarde são três bananas batidas no liquidificador, com aveia, linhaça, canela em pó e ginseng; o jantar é um abacaxi, um pedaço de mamão, talvez um pouco de arroz com ovos cozidos, tomate ou alguma verdura (brócolis, xuxu, algo leve), gelatinas. Espero não ter assustado ninguém. Abração, sucesso para a senhora.

    ResponderExcluir
  3. Ah, professora... esqueci de contar: não como nada que contenha farinha de trigo (glúten), açucar, muito sal, tenho pavor de margarina, nem leite, nenhum derivado e nada gorduroso. Acho que é só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dieta saudável, prezado Nereu. Parece vender muita saúde, certamente. Seus dias em 2013 serão com ótima disposição física. Alegria e Prosperidade são os meus votos.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails