segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Melhorar as condições de transporte na Amazônia? Quem deseja??


A foto acima é do engº Valdemiro Gomes? sos,leitor! - Reprodução
Na minha página tuiteira? Encontro boas e más notícias, mas adoro destacar as que apontam soluções aos problemas que afligem a gente comum da nossa terra querida. Quer um exemplo, meu caro leitor? Na semana passada, a jornalista Franssinete Florenzano  disponibilizou um trecho ( via engenheiro Valdemiro Gomes)  que atinava à questão da intermodalidade como a solução do transporte na região de Belém - e quiçá de toda a Amazônia. Gostei da ideia e saí a buscar elementos de apoio e, assim, formar uma opinião mais segura sobre o tema de interesse coletivo.

As informações turísticas, infelizmente, diante da obviedade necessária, omitem os problemas amazônicos. Cabe à população atenta e ativa realçar as contradições do faz e acontece nada com o dinheiro público em favor da sociedade local. Na foto destacada acima, uma realidade entristecedora fica escondida do turista. Prefeitos, governadores e autoridades com as mãos nos cofres públicos não enfrentam a rotina insegura vivida pela população. Como gerenciar o que não conhecem? 

As pessoas da foto acima? Sairam todinhas de uma seção eleitoral. Eu estava lá e fiz a foto para ilustrar a (des)atenção de um eleitor com o destino da sua cidade- Av. Magalhães Barata, S. Braz, Belém, PA, arq. pessoal out. de 2012
Na Amazônia? Os nossos rios são estradas para um ir e vir incessante, portanto, a malha estrutural viária com boas condições para deslocamentos curtos e longos é uma necessidade para ontem. De que adianta todo aquele potencial de belezas naturais existente se os cuidados e os olhares dos administradores públicos são oblíquos e desconectados com as reais necessidades da movimentação da gente local e visitantes ocasionais naquelas paragens? Turistas ficam encantados com as belezas naturais da região nortista do Brasil, mas saem com impressões preocupadas com a indigência e orfandade cidadã dos que residem naquele mundão de meu Deus e de belezas negligenciadas.

Rodoviárias, estradas, aeroportos e vias para ciclistas exigem atenção. O que comentar sobre os trapiches inseguros, a impontualidade,  a superlotação que amedronta,  a ausência de fiscalização nas condições das embarcações, entre outros reais problemas? Eles estão sob o olhar de quem observa a vida real, não a fantasiada à Amazônia fluvial, por exemplo. Entretanto...

Veja o que encontrei no excelente artigo de Aimberê FreitasA intermodalidade como solução para o transporte na Amazônia ( T&C Amazônia, VII, Número 8, I semestre dde 2010)  São contribuições assim, meu caro leitor, que mostram a riqueza auferida pelo conhecimento, mas será que os prefeitos dos municípios e estados amazônicos conhecem o texto do pesquisador? Manterei a busca e se meus conterrâneos tiverem outras informações que viabilizem estudos sobre o tema, por favor, compartilhem comigo; elas ficarão destacadas  sempre NaMira do Leitor.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails