sábado, 12 de janeiro de 2013

Alô, Belém? Os seus 397 anos estão NaMiradoLeitor!

 
A foto é do Marcelo Katsuki, mas a alegria em mostrar lá adiante a querida Belém, capital do meu Pará é do NaMiradoLeitor- Reprodução autorizada pelo autor ao blog
A capital do meu saudoso estado do Pará foi fundada em 12 de janeiro de 1616. Recebeu inicialmente o nome de de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, mas hoje é simplesmente Belém. É banhada pela baia do Guajará, a oeste e pelo rio Guamá, ao sul. A cidade, tal como todo o território paraense, é uma região de águas abundantes e requer muito tanto dos seus rios, quanto das estradas e do mar para se desenvolver.  No destaque visual, Belém aguarda a chegada dos que aportam pelo rio. Agradeço ao Marcelo Katsuki a bela foto clicada durante a sua última passagem pela minha querida cidade.

Contribua, também!- No dia do aniversário de Belém? Todas as postagens serão sobre a querida cidade, afinal, ela completa 397 anos, meu caro leitor - e reúne muitas histórias de todos os naipes. Com a ajuda dos que nela residem ou têm simpatia pela cidade, a página ficará cheinha de novidades e observações que estão na boca popular. Vai encarar, maninho?

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Vivo em Belém desde 1959, onde aportamos vindos de Alenquer. Meu pai, minha mãe e à época dez irmãos chegamos cheios de esperanças de aqui encontrar a terra prometida, carregados de sonhos de toda espécie. Muitos, muitos sonhos.
    Deus esteve sempre presente na família e, graças à Ele, sempre encontramos pessoas que nos acolheram com amor de cristãos. Tantos nos ajudaram a superar as dificuldades e Ele sabe o quanto reconheço até hoje todos que nos deram a solidariedade de verdadeiros irmãos.
    Esperanças, algumas frustrações, mas Belém acabou por se tornar a "nossa" casa e aqui solidificamos - com muita luta - nossa estrutura de vida.
    Sempre tivemos problemas de toda ordem, mas sempre conseguimos supera-los e, nos dias de hoje, aqueles oriundos alenquerenses se multiplicaram e estão espalhados nesse Brasil construindo novas vidas e novos sonhos.
    Vencemos.
    Hoje, Dora e amigos, resta louvar sempre, mas sempre mesmo à Deus por nos ter guiado à Belém, não à toa o mesmo nome do local onde Jesus nasceu.
    Obrigado Belém, obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E chegamos pelo rio, meu irmão. Saímos de barco lá de Alenquer e embarcamos no Lobo d'Almada, ancorado em Santarém; ao aportarmos ali nas Docas do Ver-o-Peso, a vida em Belém começou para nós, Onizes.

      Quantas e quais lembranças tens desse dia? Ajuda-me a recordar, se puderes, pois eu era muito pequenina; as recordações objetivas são difusas na memória infantil, sabes disso muito bem, mas fiquei muito grata pelo teu comentário. A conversa sempre fluirá mais quando do outro lado, o discurso blogueiro encontra eco no leitor atento e participativo. Belo exemplo ofereces, mano querido.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails