quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As fotos são do Carlos Macapuna


Se o objetivo é comercial, não basta citar a autoria. É uma lição para todos-  Praia do Atalaia- Salinas, PA- Reprodução  autorizada pelo autor ao NaMiradoLeitor

 O engenheiro paraense Carlos Macapuna,  também fotógrafo de primeira linha, fez uma séria advertência sobre a utilização comercial indevida de algumas fotos da sua autoria. O caso é sério, meu caro leitor, porque é inadmissível que alguém faça a reprodução de uma imagem fotográfica para fins comerciais, sem pedir a devida autorização. Editoras sérias sabem agir com respeito. Quer um exemplo positivo?

Ainda no mês passado fui procurada pelo iconografista de uma casa editora de material didático. O motivo? Um autor avistou, aqui no NaMira uma fotografia de prédio escolar, lá em Belém. Gentilmente, o iconografista indagou, via e-mail, se a autoria da foto era minha; caso positivo, anunciou o interesse na imagem, uma vez que faria parte do material a ser impresso pela editora. O leitor percebe como na questão do direito autoral não é possivel fazer molecagens ou ludibriar um autor? Mais cedo ou mais tarde o detentor da autoria da foto fará valer o seu direito. 

Citar a fonte é imprescindível - Não custa muito primeiramente perguntar ao autor se autoriza a publicação de determinado texto ou foto. Incluir material, via CtrLC e CtrlV, sem a prévia autorização ou ao menos com a menção à fonte é uma violação de direito autoral. Merece, portanto, punição exemplar.

Caso o leitor já tenha vivido situação semelhante ou detenha informações sobre direito autoral será muito bem acolhido, aqui no NaMira. Comente algo, por favor, lá no  Ver-do-Parauara. O Carlos Macapuna certamente apreciará a conversa blogueira.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Obrigado Dora por partilhar do mesmo pensamento!
    O uso indevido de materias de outrém na Internet não está livre de punições, por isso as pessoas devem ter a cautela ao usar o que não é seu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detesto injustiça, Macapuna; conte com a minha colaboração para cercear o descumprimento do direito à autoria de qualquer informação.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails