terça-feira, 28 de agosto de 2012

Que tal um "webcaderno", também?


Um caderno exclusivo para as  redações manuscritas; será que todos os estudantes têm? Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal
Todos os meus alunos têm um caderno exclusivo para as redações manuscritas, sempre elaboradas sob a minha supervisão, mas sugiro, invariavelmente, a criação e manutenção diária de um webcaderno. Algo como um blog ou participação ativa e disciplinada em rede social. O tema? Qualquer um, desde que seja do seu interesse. A receptividade, entretanto, é molenga. Alegam falta de tempo. Não percebem que o objetivo de aprimorar a escrita ultrapassa a hora da prova de redação. Escrever é atribuir sentido às palavras e aos seus coadjuvantes na composição.

Treino da escrita constante -  Manter um caderno virtual, aberto ao público ou com a chave concedida a poucos, mas interessados leitores, sempre oferecerá ótimos treinos e estimulo à escrita. Vestibulandos? Mobilizariam informações para bem fundamentar os argumentos e colocariam nos textos as contribuições advindas com a destreza habitual que têm com imagens, vídeos e modernidades tecnológicas. Textos curtos, médios e longos, além de relato das observações sobre a rotina no cursinho ou colégio. Tudo bem temperado com a franqueza discursiva, pertinência temática, respeito aos interlocutores e capricho na linguagem. Um webcaderno nota máxima!


Exemplo nota 10 - Você viu o exemplo da estudante da escola pública de Florianópolis? A Isadora Faber fez um admirável trabalho com a leitura e a escrita com o seu Diário de Classe - ÚltimoSegundo, Educação, ontem - e, ainda há quem duvide do poder espetacular das palavras bem concatenadas e com clareza objetiva. Mostrarei a página da estudante catarinense a todos os meus alunos; quem sabe o exemplo da garota os faça manter um webcaderno, também?
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails