segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os virtuosos na mira do (e) leitor

  
Durante o período de campanha eleitoral, a safra da exibição das virtudes é grande. Os candidatos sorriem, sempre. Prometem melhorar tudo e acabar com a falta de respeito ao eleitor. Montam nas palavras e anunciam apenas as  supostas virtudes pessoais. Ao eleitor? Caberá o ajuizamento objetivo.

Ainda bem...-  Quando faço a zapeada diária pelas páginas dos cartunistas desacorrentados, em tais espaços percebo a crítica sagaz e verdadeira, felizmente. Veja, por exemplo, a seleção de hoje, leitor. Na minha escala, o Benett e o Ivan Cabral trouxeram sagacidade e humor crítico.

Alô,vestibulando e inscrito no Enem? Está aí do outro lado? Consegue, tal como exige a avaliação das competências indicadas pelo exame com pinta de vestibular nacional, selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista? Aprenda com os cartunistas; eles fazem a crônica diária e a fartura de temas é abundante.

Quer treinar a redação, hoje? Confira a proposta abaixo.

Observe atentamente os cartuns do Benett e do Ivan Cabral. Em um texto de 8 a 10 linhas, apresente as críticas que os autores fazem à propaganda eleitoral. Evite descrever os cartuns.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails