terça-feira, 26 de junho de 2012

Quantas cartas você escreveu em 2012?

 
A  charmosa caixa de cartas é quase uma exclusiva peça decorativa nos dias de hoje - Andanças sob a nostalgia, arq. pessoal 2012
Costumo perguntar aos meus alunos de redação acerca do nº de cartas redigidas, mesmo sob a condição de exercício em sala de aula. Muitos dizem: nenhumazinha...

Merecem o meu pesar os que não sabem redigir ou ensinar como se elabora uma carta curta ou longa, formal ou informal. A correspondência descontraída ou burocrática (também chamada de oficial) é um exemplo da funcionalidade das aulas de redação na escola.

Um capítulo de saudade envolve a experiêencia de abrir um envelope e encontrar uma carga amiga - arq. pessoal
Muita atenção !-  Apesar da sacola dos carteiros carregar muitos boletos e propagandas, as cartas curtas, tais como as que enviamos aos jornais ou revistas ou as que encaminhamos com fins ao bel prazer devem ficar NaMira estudantil. Veja os meus porquês:
 
É fato - A correspondência manuscrita é uma página cheia de saudade na vida de muita gente e rara na vida do jovem e da criança. E-mails, mensagens via celular, tuites e curtidas intermediam as impressões, os recados, os avisos e as queixas, mas saber reunir os elementos da comunicação eficiente faz a diferença significativa no mundo do trabalho e na correspondência acadêmica.

Sob agendamento -  Quer aprender a redigir cartas manuscritas, tais como as que são propostas nos vestibulares concorridos? Agende uma aula comigo. Meus alunos, presenciais ou virtuais, além do treino manuscrito descontraído, digitam as cartas e as enviam aos jornais e revistas. A maioria das cartas encaminhadas são publicadas. Sabe por quê? Eu trabalho com temas reais e com eles treino a capacidade objetiva de pensar por escrito, sob a forma de uma carta curta ou relativamente longa.  

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails