segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como estão as nossas calçadas, leitor?


Desníveis na calçada da Rua Marcelino Champagnat, esquina com a Cândido Hartmann, expõem os pedestes à insegurança. Já tropecei várias vezes ao passar pelo local. Clique na foto, leitor; veja a extensão do perigo. Bairro Mercês, Curitiba, arq. pessoal
Eu costumo caminhar pelas ruas e a tudo observar. As calçadas, o rebaixamento da guia e a arborização ganham a minha atenção, invariavelmente, porque a beleza das espécies floris, a atenção ao pedestre e conservação das vias de locomoção são pontos que não passam despercebidos do olhar que dirijo às ruas.

Muitas perguntas...-  A quem cabe a responsabilidade pela construção das calçadas urbanas? Quem decide acerca do paisagismo que uma rua, praça ou jardinete exibirá? Quais as ações que um cidadão pode envidar  na modificação da paisagem urbana sem que surjam restrições da administração local? Como contribuir equilibradamente com o paisagismo urbano? Há um documento, um plano diretor urbano, aqui em Curitiba? Não sei, mas descobrirei. Conhece algum aí no seu município, leitor?
Fartamente arborizada, ótima pavimentação asfáltica, mas as calçadas em desníveis acentuados embaçam a beleza da Rua Marcelino Champagnat -  bairro Mercês,Curitiba, arq. pessoal
A foto em destaque é ilustrativa; é registro entristecido, entretanto. Enquanto circulava em caminhada pelos arredores de casa, aqui no bairro Mercês, quase torço o pé, porque os desníveis nas calçadas são constantes.  A Rua Marcelino Champagnat é linda, especialmente pelo conjunto visual oferecido pelo arvoredo existente, a largura e sinuosidade que expõe a rua, mas poderia ser mais bonita e segura, especialmente ao pedestre, concorda comigo, leitor?

Leia mais -Sobre as Calçadas Paulistanas encontrei um link interessante compartilhado pelo Marcelo Lorenzati, do blog O Lápis Verde , assim como um ótimo apoio informativo sobre as calçadas curitibanas, em postagem feita pelo Rogério Galindo, ali no Caixa Zero.

 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails