domingo, 25 de março de 2012

Quanto você paga pela embarcar no ônibus urbano?

O trânsitode biarticulados na canela é exclusivo- Rua Padre Anchieta, Bigorrilho, arq. pessoal
Qual é o valor cobrado pela tarifa de ônibus, aí na sua cidade, caro leitor? Aguardarei as contribuições interativas, mesmo que você não embarque nos ônibus.

Tenho um plano: pretendo reunir dados sobre tarifas, condições de espera e (in) satisfação do usuário brasileiro, a partir das informações que cheguem ao NaMira.
Abrigados na estação-tubo os passageiros aguardam a chegada do biarticulado - Pça da Ucrânia, Curitiba Add caption
R$2,60 - Em Curitiba o usuário paga recentemente uma nova tarifa para embarcar nos ônibus. Na linha, a do "branquinho" Circular Centro, que é mantida exclusivamente pela prefeitura, entretanto, o passageiro sobe e paga R$1,50  ao motorista; ele exerce bravamente as duas funções, tal como os que conduzem os ônibus de cor amarela, diferentes do biarticulado, embora com o mesmo valor cobrado pela passagem nos expressos que estampam as cores vermelho, cinza (os velozes Ligeirinhos), laranja, verde e azul.

Um dia convidarei o Takeuchi e a Fernanda  para embarcarem comigo no biarticulado e, se estiverem dispostos, nos outros tipos de linhas indicadas acima; eles são observadores atentos e circulam bastante pela capital paranaense, mas de carro próprio. A ideia é fazer muitas fotos, evidenciar as (in)satisfações, mostrar as condições de abrigo aos passageiros e ouvir, se possível, depoimentos dos que dependem do transporte urbano para usufruir da mobilidade em direção ao trabalho, à escola ou aos passeios pela grande Curitiba. Não sei se aceitarão, mas o convite será feito. As diferenças entre os serviços, especialmente nos bairros distantes, precisam de maiores evidências, registros e reflexões.


Eu moro no bairro Mercês, bairro bem juntinho do Centro. Não tenho queixas do atendimento no transporte, mas sei que nem todos têm o mesmo grau de satisfação.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails