quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sobre plebiscitos e a divisão do Pará? Anote, aí, leitor!

Para aumentar as informações sobre o plebiscito no Pará é preciso reunir o máximo de elementos. A desinformação é amiga do peito da ignorância. Não acredito, entretanto, de que o brasileiro atento e responsável mantenha distanciamento do tema apoiado apenas no afastamento geográfico. É a hora de tomar jeito, caro leitor. O preconceito e a insensibilidade  costumam presidir grandes equívocos. A consulta popular entre os paraenses votantes está mais perto e a todos os brasileiros interessa; a data marcada oficialmente para o dia 11 de dezembro não tolera um não sei nada sobre a questão.
Imagem reproduzida do blog Espaço Aberto.
Constatação lamentável - O triste é ver que a ironia -  esta senhora muito inteligente, sagaz e tinhosa! -  tem sobressaído nas tentativas de explicitação sobre os porquês da pretendida divisão territorial paraense. Entre os meus conterrâneos, infelizmente, tem parecido muito mais como se fosse uma partida de futebol. Times armados disparam mutuamente pesados dardos de volteios, nem sempre claros ao tema.

Diga lá! - Quem olha a questão da divisão do Pará, nem sabe a direção a tomar. Informações circulam tendenciosamente jocosas, inclusive, na página costumeiramente esclarecedora do jornalista Josias de Souza. Um  exemplo que ganha a dianteira na internet é  Divisão do PA: contra, Fafá chora; ala do sim usa tapa.  Quer outro um pouco menos irônico e sim esclarecedor? A reportagem do JN de ontem à noite, aqui reproduzida pelo Conexão Santarém.

Reprodução da charge- Blog do Lucas Nogueira
Recomendação - Não deixe de clicar nos links. Reunir conteúdo é cumprir o soberano papel da busca pelo esclarecimento. Leia: Os plebiscitos, do jornalista Lúcio Flávio Pinto. Acrescentarei oportunamente outros informes sobre o tema; dados surgirão sobre Carajás, Tapajós e Pará. Está interessado? Apareça. Deixe as suas perguntas. Delas farei eco, ali na minha página tuiteira.

Ajuizamento necessário - Tenho interesse genuíno sobre o polêmico plebiscito. Sou paraense, professora, apartidária e blogueira assumida. É inadmissível expressar desconhecimento sobre um fato histórico determinante na vida nacional. Sabe aquele fundo financeiro tonificado pelas verbas de todos os Estados brasileiros? Ele deve presidir a questão lucidamente, sem ufanismos ou desvairados argumentos. Tudo com muito juízo, caro leitor, muito juízo.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails