domingo, 27 de novembro de 2011

Orgulho do arvoredo local

 
O pintor anônimo exibe orgulhoso os garbosos pinheiros do PR - arq. pessoal
Gosto de passear pelas feirinhas de arte; pintores desconhecidos do público geralmente registram o panorama local. Alguns, infelizmente, nem assinam a obra. Entre os vários temas que avisto, caro leitor, aprecio muito os do arvoredo local e das cenas peculiares da região paranaense.

Minhas imagens do arvoredo- Com a câmera do celular tenho guardado imagens do arvoredo do Paraná; os pinheiros, entre outras árvores, estão sempre destacados. O leitor já reparou?
O arvoredo aqui no Mercês, arq. pessoal


Não é de hoje que peço ao meu amigo, o ilustrador Sérgio Bastos, que faça pequenas aquarelas com imagens destacadas das árvores amazônicas. As ilustrações do arvoredo amazônico expandiriam a visão da exuberância das espécies. Daria para fazer um ABC amazônico.
Tenho certeza de que muitos apreciariam uma série de quadros, semelhantes ao da foto que destaco acima com os famosos pinheiros paranaenses. Agora, imagine uma série com os taperebazeiros, ingazeiros, açaizeiros, tucumanzeiros, bacurizeiros, mangueiras, ingazeiros, castanheiro, miritizeiro, andirobeira, entre outras espécies que crescem bem soberanas em solo amazônico paraense?  A fartura de denominações é extensa, meu caro leitor.

Observo que...- As crianças e os jovens pouco reparam nas espécies componentes do arvoredo local, talvez, em decorrência lamentável da indiferença dos adultos, representados nas suas vidas pelos pais e professores que, presos ao imediatismo de tudo, mal olham para os lados ou para cima.  As representações das nossas espécies verdes e com florada e frutos, sob forma de aquarelas, ajudaria a mantê-las vivas em tonificação do orgulho local. A extinção das espécies verdes, mal que progride diante das nossa indiferença ou preocupação, é um  fato, concorda comigo?


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails