domingo, 12 de dezembro de 2010

Corte no Fundeb em 2011? Por que não respondem?

Estou há três dias com uma pergunta, já compartilhada no Twitter e com os jornais, mas ninguém responde.  Quero saber:

       Por que o valor de 1,4 mi será diminuído do montante de 2011 destinado ao Fundeb?

O dinheiro destinado ao Fundeb precisa ser mantido em 2011.Iirregularidades municipais no país devem ser combatidas com fiscalização séria e atenção localizada do cidadão. - O dinheiro público é nosso - Minha foto de arquivo2009

Não entendo por que uma área tão necessitada como é a educação pública sofre cortes financeiros. Será que é um toma-lá-dá-cá? Alguém deixou de entregar relatórios? Fez algo errado? Os municípios não estiveram na linha estabelecida? O dinheiro que é destinado aos municípios é regulado por resultados? Se a turma da Comissão do Orçamento explicar eu paro de perguntar.

Ontem, deixei um bom tempo destinado ao meu lazer para pesquisar em blogs de políticos uma explicação sobre o assunto. Silêncio absoluto ou notas subjetivas encontrei. Enviei , sob chateação extrema, uma carta à seção de leitores de um dos jornais que costumo ler e sugeri, também, uma pauta jornalística sobre a  ausência de clareza dessas informações passadas pela assessoria do governo federal às redações dos matutinos. Ninguém deu pelota. Vejo, aqui entre nós, uma demonstração de desinteresse em explicar ao leitor o que é inexplicável nas ações dos que têm a mão no cofre público.

Contribua - Caso você tenha lido reportagem ou assistido na tevê explicações claras sobre o tema, por favor, poderá indicar a fonte desse esclarecimento? Obrigada.

A educação pública tem ficado sempre de fora dos interesses políticos, inclusive na pauta dos candidatos aos cargos públicos.Não passa de discursseira vazia, desdituída de um projeto sério, uma vez que ações educacionais não acontecem isoladas. Cabe ao eleitor atento e ao jornalismo sério descobrir os porquês dessa indiferença do noticiário aos temas educacionais. É o que penso; você discorda, leitor?

Até a próxima!

3 comentários:

  1. O problema maior, Profa, é que há muito dinheiro em jogo, que raramente chega ao destino. Verbas imensas em mãos irresponsáveis. Como citado, secretários municipais amadores, que não se dão ao trabalho de cobrar que se enviem relatórios, demonstrativos, etc. e não são punidos por isso!
    Penso que deveria ser obrigatória a composição de um secretariado de notáveis, ou pelo menos minimamente técnico. A Educação clama, não só por dinheiro, mas por responsabilidade!
    Obs: a Saúde também, a Segurança pública também.......Nosso futuro Governador já corrobora o comentário com as suas indicações brilhantes.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que situação, hein!? Puxa vida! A cada dia, minhas esperanças diminuem... Mas, é incrível o quanto nos desvalorizam como cidadãos, como seres dotados de inteligência.. e aos nossos alunos, só enganação.. Como falou brilhantemente o Adhemar, muuuita grana em jogo! E hj outra nota a favor desses políticos: aumento dos próprios salários!!!
    Explicações? Ah! Essas só para nos enganar..infelizmente!
    PS: Desculpe o tom negativo..

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails