segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tempo para cuidar da escola

Com a chegada das férias ou diminuição das atividades rotineiras do ano letivo o tempo favorece os cuidados com os espaços escolares públicos, concorda comigo, leitor? O fluxo de pessoas diminuirá e o pessoal especializado nas reformas e manutenção do edifício escolar terá melhores condições de agir. É  o teórico, mas será que na prática acontecerá?

Observe, comente, fotografe - Caso você resida ou trabalhe nas imediações de escolas públicas poderá confirmar  se as observações abaixo ainda procedem; as fotos são do meu arquivo pessoal.

Será que a placa de reforma/construção da quadra polesportiva ainda continua vigente? Vou conferir- Curitiba(PR), no bairro Jardim Social 

A prova visual - Durante o ano de 2010 fotografei alguns prédios escolares;  alguns deles aparecem em destaque na postagem de hoje. No final do mês de dezembro e meados de janeiro/fevereiro terei oportunidade de verificar se alguma alteração foi efetuada na parte externa desses estabelecimentos de ensino público, localizados em Curitiba, Campinas e Belém. Tentarei entrar para conferir se a aparência da fachada está em harmonia com o seu interior.

A aparência externa que não oferece orgulho em estudar e nem em trabalhar aqui - Campinas(SP), no bairro do Taquaral


Sem planejamento harmônico ao calendário escolar - Não sei se o leitor já reparou, mas é costume ler nos jornais as reclamações dos pais, quando no início do ano letivo a direção escolar alega  a necessidade de suspensão do início das aulas para as providências de execução dos reparos na escola. Vedar goteiras, trocar vidros nas janelas e outras  registradas são comumente divulgados como motivos;o edujornalismo atento à realidade municipal e estadual reproduz em reportagens. O resultado dessa falta de planejamento e provável morosidade na liberação das verbas à manutenção do edifício escolar causam  certamnete transtornos às famílias que precisam da logística eficiente escolar para que a rotina familiar prossiga.

A aparência não é tudo, mas fortalece conclusões- Curitiba(PR, Capão do Imbuía

Bom exemplo - Escolas particulares sempre aproveitam o recesso das aulas para as providências necessárias à manutenção do prédio. Vedar goteiras, solucionar problemas de infiltração,  renovar a pintura externa e interna,  melhorias no calçamento, reforma e manutenção do mobiliário escolar, entre outras providências são efetuadas durante o recesso escolar . Por que as públicas não seguem o bom exemplo das administraçoes escolares privadas? Os pais que matriculam crianças ou jovens nas escolas particulares não admitem alteração no calendário. Reclamam; cobram acordos contratuais. A direção deve satisfações aos que pagam a mensalidade. É uma prestação de serviço. As escolas públicas, por acaso, também não prestam serviço à comunidade escolar que dela depende? A quem os pais devem reclamar, quando não podem desfrutar do espaço da escola para que a vida siga o seu curso escolar anual?


Perguntas e mais perguntas - Será que há algum setor nas secretarias municipais e estaduais encarregado de registrar as necessidades de manutenção do patrimônio escolar? Quem avisa a quem? Quem libera o dinheiro necessário às providências comuns desses reparos no edifício escolar, sempre que um ano letivo chega ao seu final? 


Quando passei, em meados de outubro, pelo Barão do Rio Branco avistei um ar de reforma; vou tirar a prova dos nove em 2011 - Belém(PA), bairro de Nazerá

Uma surpresa - Recebi um convite gentil para visitar uma escola pública em Curitiba. Veio da parte da Profª Leila Frozen, da Escola Dom Orione. Faça uma visita virtual comigo, prezado leitor, mas se a colega professora permitir eu gostaria de uma visita presencial, também. Imagens virtuais nem sempre apontam as dificuldades. A maioria costuma exibir o que fica bem bonito virtualmente. As contradições e as irresponsabilidades são sempre muito feias, mas elas ficam na mira, não apenas da lente da minha máquina fotográfica, mas também das minhas observações. Quer vê-las sempre aqui, leitor?

Pergunta -A educação pública é uma prioridade nos nossos municípios e estados? Os meus, os seus olhos atentos dirão, caro leitor. Tenho leitores espalhados pelo Brasil afora; os comentários centrados na observação séria e criteriosa serão recebidos com alegria. Interaja.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails