quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Alterações de endereço,número de telefone e ...

Ainda mantenho uma agenda manuscrita de endereços e de telefones de amigos e conhecidos, mas em razão da migração telefônica constante atualizar esses dados é remexer com as lembranças. Aproveito a temporada de prisioneira da cama, diante desse resfriadão, para colocar dados em ordem. São conhecidos de longa data ou relações tomadas sob o pêndulo das circunstâncias, mas todas nos fazem recordar de rostos e situações tão diversas. Vizinhos, colegas da universidade, parentes, gente solteira que constituiu família e mudou de cidade, colegas mais próximos da minha filha, entre outras esferas de relacionamentos duradouros ou ligeiros.

Parar para avaliar e reavaliar as próprias ações não é prática comum;  deixamos sempre para depois e depois. - Imagem de arquivo do meu cel.

Tive que eliminar os nomes dos que faleceram, trocar o endereço dos que mudaram de cidade e muito mais os números dos telefones, prática comum nesses dias de grande insatisfação com as operadoras de telefonia. De todas as alterações feitas confesso, a que mais senti foi abolir os nomes  de Vicente e Maria, um casal de idosos, muito queridos que conheci na minha temporada estudantil em Campinas. Ele,  dedicado jardineiro; ela, uma rainha do lar e da prática do Bem. Gente da mais alta estirpe nas relações humanas. 

Fiquei aqui imaginando... quando eu também provocar alterações nas agendas dos parentes, amigos e conhecidos, em razão não apenas da mudança de endereço ou telefone, mas também diante da inadiável morte. Que sentimentos eclodirão nos que retirarem o meu nome  da lista? A maioria de nós não pensa nisso, não é mesmo?

Quando se está enferma há tantos pensamentos na cabeça; eles ao menos serão úteis diante da dinâmica da vida, porque entre o nascer e o morrer os dias são nossos, mas nem sempre nos apercebemos da necessidade de bem vivê-los, o que envolve os sentimentos que despertamos nas pessoas com as nossas atitudes.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails