terça-feira, 26 de outubro de 2010

Plantar, ensinar, curar, projetar, cuidar, escrever...

Eu adoro encontrar a revista Almanaque Brasil, quando viajo pela TAM. No último dia 10, ao sentar na poltrona, logo avistei a edição de outubro, ali no bolsão localizado no encosto do passageiro da frente. 

Lendo e aprendendo... -  Descobri no almanaque que no próximo dia 29 de outubro será o Dia das Flores; eu não sabia...- e logo eu que adoro as rosas, as azaléas, os jasmins, as dálias, as papoulas, as margaridas, os lírios, os brincos-de-princesa, entre outras lindezas floris presentes nas ruas, praças e jardins domésticos. Foi nessa revista de curiosidades que eu soube do sonho do Elício Fernandes da Silva, um administrador que trabalha em uma loja de carros, em Guarulhos: ele quer melhorar o mundo. Sabe como? Plantando rosas.

A extensão da atitude de plantar e cuidar das rosas, entre outras flores, é incalculavelmente poderosa; mexe com as emoções dos que as avistam e alcança a harmonização da paisagem urbana - Curitiba, arredores do Parque Barigüi, 2010

Ele cuida caprichosamente das rosas e  oferece aos restos de podas e às mudas descartadas por jardineiros um tratamento digno. Ele os leva para o viveiro ou "hospital", montado no fundo da loja. Lá, o cuidador das roseiras "trata dos galhos quebrados" e das " folhas desidratadas" e, assim, as mudam vão crescendo em beleza e em número. Quem ganha com o sonho do paulista interiorano de Castilho?  Ahahah... o horto de Guarulhos, as escolas e as margens do rio Pinheiros, hoje mais alegres com as rosas que ele cuidou, plantou, vê florir e transformar lindamente a paisagem. Faz a diferença, sem dúvida alguma; merece o destaque da revista e na vida.


Eu sonho, você, ele e nós sonhamos - Cada pessoa guarda um sonho social bonito na vida; creio que poucas criaturas não têm um projeto bem sonhado e que envolva os demais na sua existência, mas é preciso ousadia, determinação e constância para levá-lo adiante. O meu é de ajudar a diminuir as dificuldades dos brasileiros com a leitura e a escrita e o leitor da página sabe que eu descubro sempre um modo de compartilhar esse sonho - e você? Guarda consigo um projeto comunitário? Será que pode compartilhá-lo conosco?

Ampliar os horizontes de leitura, refletir sobre o que lê e expressar ideias através da escrita concatenada; é o trio de ações que mais gosto de avistar nos meus alunos - Encontros Marcados com a Redação, out. 2010

Eu não dou ponto sem nó e aproveitei o assunto acima para elaborar uma proposta de redação aos meus alunos; assim eles treinam a redação de texto dissertativo e exploram um tema, talvez presente na famigerada prova de redação do ENEM. Quer vê-la?


                           O sonho do administrador Elício Fernandes da Silva(Almanaque Brasil, out. 2010) "é  encher o mundo de rosas" - e o seu? O que sonha realizar para tornar o mundo "um lugar melhor" e, assim, contribuir socialmente?

Elabore um texto dissertativo sobre a PARTICIPAÇÃO EFETIVA NA SOCIEDADE BRASILEIRA; atribua-lhe um título e limite-se a 30 linhas.


Uma laçada, duas laçadas e ... - Tenho absoluta certeza, prezado leitor, de que o tema e a proposta acima ajudarão ao jovem vestibulando a rever as suas perspectivas sociais - e muito mais do que um exercício de redação, ele desencadeará a necessária reflexão à condição participativa do brasileiro na busca das soluções de pequeno ou grande envolvimento social. 

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Sonho com o mesmo lema dos Médicos sem Fronteiras: "Nós descobrimos onde estão as piores crises - os lugares em que outros não vão -, e é lá que queremos estar."

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails