quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Queixas e boas lembranças estudantis

Bom dia!

Céu nublado e frio aqui em Curitiba, mas os estudantes já estão dentro da escola. Lá  a reclamação será geral, apesar dos parabéns e quem sabe, até alguns mimos: bombons, cartão de mensagens e coisinhas do gênero. Sabe por quê? A maioria tem um desejo: quer  que o dia 11 de agosto seja mais um feriado. Alega que a data merece ser comemorada , uma vez que hoje é o Dia do Estudante. O que você acha da reclamação? Recolhi um trio de tweets sobre a comemoração; confira o que declararam os estudantes:

Sabe por que chora a jovem acima? Acabou de ler o próprio nome na lista dos aprovados à UFPR . Valeu o meu registro!!- Praça Carlos Gomes, 2010

" Dia do Estudante. Então vamos estudar... kkkkkkk"
(Eric Quevedos, no Twitter)

"Bom dia geral. Dia do estudante!!! Uma profissão pouco remunerada."
( Mazim Medina, no Twitter)

"Dia do estudante, parabéns sofredores como eu"
(Giovanna Balenzio, no Twitter)

O trio acima não hesitou em posar para a minha câmera. O motivo? Aprovação geral na UFPR! - Praça Carlos Gomes, Curitiba, jan.2010
Você ainda é estudante, prezado leitor? Quais as suas maiores queixas da escola? Pode contar aqui uma das lembranças (boa ou desagradável) da época de estudante, caso não frequente mais a escola? Os Garçons e os Advogados também festejam o dia, mas todos já foram ou ainda são estudantes, portanto, ser estudante é uma condição imprescindível para seguir adiante na vida. Uns servem gostosuras, enquanto outros tentam estabelecer a justiça. Todos têm muitas histórias certamente.


Até mais...

5 comentários:

  1. Os conceitos são interessantes, rs.
    Estudo está mais para privilégio...
    ou castigo?

    ResponderExcluir
  2. Interessante ironia, Adhemar. O estudo, dentro da família e da escola, deve ser pensado como um direito e uma obrigação. Feito assim teríamos bem menos reprovações, menos indisposição, maior satisfação para ir à escola, uma vez que ela não seria nem "privilégio" e nem tãopouco um "castigo", mas sim um espaço de arregimentação dos valores e do aprofundamento cultural, além, é claro, de multiplicadas possibilidades de interações.

    ResponderExcluir
  3. Quando penso em privilégio (apesar da obrigação legal que deve ser cumprida pelo Estado)não só imagino os muitos casos de pessoas que não têm oportunidade de estudar, nem em escolas "gratuitas", mas também nos casos de estudantes que são mantidos a duras penas em escolas pagas.
    Acho que há que se dar alguma satisfação, algum retorno do investimento, seja à sociedade (que financia as escolas públicas) ou à família, que banca o custo da escola particular.
    Ócio ou lazer podem até ser mais prazerosos - não para todos - mas há tempo para se organizar uma agenda de forma equilibrada.

    P.S. eu também adoro o lazer!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!Feriado?Vida de estudante é todo dia!A aprendizagem é pela vida inteira!Poderiam dar atenção à educação, incentivando as pessoas ao estudo e não pensando num dia de "não fazer nada" como são vistos os feriados por muitas pessoas...

    ResponderExcluir
  5. Ontem, conversando com um grupo de alunos, descobrimos que terceiranistas do ensino médio e vestibulandos estão sempre dispostos à rotina de estudos, uma vez que têm objetivos definidos, enquanto estudantes das séries anteriores ou universitários sem propósitos imediatos gostam da folga proporcionada pelos feriados, Marcella. Concorda conosco ou será que estamos equivocados? Gratíssima pelas observações compartilhadas, querida leitora.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails