sábado, 26 de junho de 2010

Ainda lidamos com a Esperança...

Ontem, após o jogo de futebol entre lusitanos e brasileitos, vi no Twitter vários comentários de estudantes, mas dois deles prenderam a minha atenção, até porque são de seguidores deste Na Mira. Eles oferecem o combustível à postagem de hoje ilustrada pelo bonito trabalho da Priscila de Paula.


                "Eu quero minha aula de volta. #Bra x #Por "


                                 "Nossa...não terá aula segunda...de novo...por causa do jogo... ^^ "


O Giovane  e a Marcela parecem insatisfeitos com a desarrumação do calendário escolar diante dos dias de jogos. Minoria reflexiva.


A queixa é sempre pequena; a maioria pula com a folga, mas após longos períodos de greve dos professores ou alterações no calendário escolar, em razão, por exemplo, da Copa, o riso oferece espaço à chateação, prejuízos aos dias letivos e à rotina de todos. Contradições presentes.

A internet guarda memórias do aligeiramento das atividades e, sobretudo, das tentativas de cumprimento da carga horária semestral para justificar esses hiatos no interior da escola. Veja  aqui algumas reflexões sobre o tema. Questões de escanteio para a maioria.

A qualidade presente nas tentativas de justificar os dias parados, em razão dos jogos é costumeiramente regida pela pressa e camaradagem entre os envolvidos. Apontam o valor atribuido às atividades didáticas e estudantis, mas poucos parecem ajuizar com clareza acerca dessa questão de dever e de direito. Algum comentário sobre o assunto? Dias letivos e conteúdo subtraído na escola básica e universidades públicas são do seu interesse? Apareça!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá professora!
    Veja essa reportagem sobre alguns cursinhos em São Paulo : http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/06/25/para-nao-quebrar-ritmo-de-estudos-vestibulandos-assistem-ao-jogo-do-brasil-no-cursinho.jhtm

    Não é uma questão de: "sou nerd!quero aula!"...amo assistir aos jogos do Brasil, mas acho que teria que haver um pouco de bom senso, principalmente numa época de tantas mudanças no ensino do Brasil com o ENEM abrangendo a maioria das universidades e deixando de fora muitos estudantes que estavam acostumados com os modelos tradicionais de vestibular.
    Enquanto escolas e alguns cursinhos cancelam aulas de tarde e à noite em jogos do Brasil realizados pela manhã, outros usam o artifício de reunir e descontrair os alunos colocando os jogos nas salas de aula e voltam às aulas normalmente após os jogos...pelo menos existem pessoas com bom senso...rs.

    ResponderExcluir
  2. É claro que não há qualquer distorção no seu comentário, Marcella; obrigada pela indicação do link.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails