segunda-feira, 21 de junho de 2010

Qualifique a sua dissertação, vestibulando

O que eu temia já está acontecendo. A Universidade Federal do Paraná, aos poucos, cede ao convite de sereia do MEC e vai aderindo ao Exame Nacional do Ensino Médio como forma de selecionar os seus novos universitários. Há quem goste da ideia, mas ainda aprecio a autonomia institucional, sem ingerências da mão do governo federal na rotina acadêmica presente nesta ou outra região do país, mas as verbas e a natural anuência aos ditames do ministério não poderão ser inobservados. Será assim e ponto final, mesmo diante das contradições na esfera prática. Ai, ai, ai..

Não tenho dúvida -  ainda mais depois de ler a reportagem " UFPR usará Sisu em 10% das vagas", da  jornalista Marcela Campos (GP, 19 jun 2010) - de que será cada vez mais determinante que você, residente não apenas aqui no Paraná, mas no Brasil afora, qualifique a sua dissertação, uma vez que é o modelo eleito pelos elaboradores da prova do ENEM. Não deixe de clicar no link.


Meta estudantil - Qualificar a elaboração da dissertação deve ser um propósito escolar, afinal, expressar o pensamento através da escrita bem concatenada é uma obrigação estudantil e um pressuposto nos exames de seleção, tal como o vestibular ou na prova nacional implantada pelo ENEM e já adotada integral ou parcialmente em universidades públicas. Não vacile.

Fique de olho nas informações - O domínio do tema é ponto de destaque no texto dissertativo. Quem está “por fora” das temáticas que pipocam na vida em comunidade deixa escapar oportunidades preciosas de arregimentação dissertativa.  Listar temas e buscar apoio informativo para eles é atitude previdente. Vá por mim.

"Você precisa ler mais..." -Têm razão os pais e os colegas professores quando incentivam a leitura dos impressos, tais como os jornais e as revistas de grande circulação, além do acompanhamento dos telejornais e documentários centrados em temas específicos. A leitura farta e diversificada é o alimento da escrita. Não duvide.

Recomendo - Incentivo aos meus alunos a leitura diária das manchetes do dia nos jornais e  aos que frequentam a internet o @blogdojosias oferece um cardápio nacional bem variado. Não deixe de examiná-lo, mas adentre ao noticiário integralmente para melhor entender. Nas imagens que ilustram a postagem de hoje uma dupla de alunas malha bastante com a redação; dê uma olhada bem atenta e veja que um caderno do jornal está ali, amparando a redação. Siga o exemplo.

É fundamental - O cardápio dissertativo reúne indiscutivelmente o excelente domínio do tema, exposição clara da sua explanação em um parágrafo introdutório, desenvolvimento enriquecido com as táticas eficazes da argumentação e uma conclusão que não apresenta contradição com a reflexão presente na introdução. Articular essas três partes desse tipo de texto ao uso dos recursos textuais é fundamental. Anote.

Declaração de vestibas- Já puxei conversa, via Twitter com alguns vestibulandos, participantes das provas de redação dos vestibulares realizados durante o último final de semana; vamos ver se eles topam interagir conosco. Aguarde postagem complementar.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails