quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A arquitetura escolar em destaque


 O centenário Barão do Rio Branco foi uma das das escolas públicas que estudei, lá em Belém, PA-  Foto by Onizes Araújo
A constante atualização na minha página tuiteira  trouxe uma excelente notícia: eu soube da publicação do livro Ginásios, Escolas Normais e Profissionais - A arquitetura escolar do Paraná na primeira metade do século XX, assinado pela profª Zulmara Clara Sauner e pela arq. Elizabeth Amorim de Castro.  Quero ler o livro, mas como faço para adquirir um exemplar, pois o tema da arquitetura escolar é do meu interesse, também, UFPR?  As antigas escolas públicas expressam o arrojo na construção e são a expressão da importância dedicada ao edifício escolar popular.
 
O contraste entre as antigas e as novas construções e a sua evidente articulação às gestões popularescas deixam os projetos e a suas execuções mais recentes na berlinda das preocupações, você concorda comigo, leitor? Na dúvida, passe na porta ou entre em uma escola recentemente construída. As diferenças conceituais no projeto, ajustes locais e os materiais empregados na construção do edifício escolar, sem dúvida, refletem as deliberações administrativas voltadas à educação pública, tanto na esfera municipal, quanto na estadual e federal. Coloque a arquitetura das escolas públicas na sua mira e tire as suas conclusões, também!


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Esses prédios históricos e majestosos deveriam merecer das autoridades da educação um tratamento diferenciado, por tudo que eles representam.
    Triste é ver que isso não ocorre e muitos deles estão se deteriorando pela falta de manutenção adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, é o que acontece, Onizes. Aqui mesmo em Curitiba, quando passo ao lado do Instituto de Educação, localizado em área central, fico indignada com a negligência à conservação do lindo prédio.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails