quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Já esteve em Alenquer, meu caro leitor?


Eu ainda era estudante universitária quando retornei à pequenina Alenquer paraense, mas quero voltar lá ainda em 2013- Memória Ximanga - arq. pessoal 1986 ( foto escaneada)

Aconteceu comigo um caso interessante: no domingo passado, eu sonhei que estava em Alenquer, mas a vila portuguesa na região de Lisboa. O curioso é que jamais estive em Portugal, porém nasci na paraense Alenquer, que fica na região denominada de Baixo- AmazonasSobre o sonho? Seriam cruzamentos informativos? Lembranças mal explicadas, embora reunidas pela memória? Não tenho uma resposta, no entanto, juntei as minhas indagações e saí em busca de vídeos e notas esclarecedoras sobre o tema onírico.  O resultado de tudo que vi e recordei? Quero visitar a Alenquer portuguesa em futuro breve, assim como repetir a visita que fiz à terra querida em 1986 (veja as fotos, hehehehehe).

Primeiramente acompanhe os vídeos Alenquer, Vila Alta Portugal ( YouTube), assim como o da reportagem  Alenquer- Montras e Presépios  (feita pela simpatíssima  Teresa Peres); depois, não hesite em acompanhar a excelente vídeo feito pela produtora do Emanuel Leite.

Quando estive a passear na minha terra querida, a  amazônica Alenquer, caro leitor- Memória Ximanga - arq. pessoal de 1986 ( foto escaneada)

Quanto será que custa uma passagem de Curitiba até Lisboa? As estadias são caras? Será que algum veículo de mídia tem interesse em retratar a pequena e quase esquecida Alenquer paraense? 
Uma sugestão- Quem sabe o  dedicado Emanuel resolve acolher uma ideia que brotou na minha cabeça. O que pensas sobre uma excursão de alenquerenses ximangos até à vila portuguesa de Alenquer? 

Que tal meu conterrâneo? Tuite na minha direção se a ideia merece ser levada adiante. Lá chegando, em Portugal poderias intercambiar uma visita de alenquerenses compatrícios. Imagines se eles não sentiriam grande alegria de fotografar a pequena cidadezinha amazônica, experimentar o quão é saboroso um acarí assado e atravessar a ponte sobre o Rio Curuá - aliás, ela  já foi restaurada? 

Novos ares - Quem sabe com a chegada de simpáticos portugueses a gestão municipal ximanga estabeleça projetos de melhoria à cidade, o ramo hoteleiro viabilize caprichada recepção aos que desembarcam no trapiche do Surubium e os restaurantes da saudosa cidade atraiam a todos com um cardápio amazônico tentador? 

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Doralice, querida amiga. Bela postagem. Deu até vontade de fazer essa viagem pra Portugal só pra conhecer essa Alenquer, além mar, tão saudadosa. Beijokas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails