sábado, 3 de novembro de 2012

O Enem e o enorme Brasil


Reprodução do Google Imagens 
Hoje? Começa o Enem 2012. Segundo os informes na grande imprensa, o MEC gastou R$262 milhões para levá-lo às salas de aulas, testar o conhecimento relativo aos estudos básicos dos 5,7 milhões de estudantes inscritos e oportunizar o acesso às vagas nas universidades públicas que aderiram parcial ou inteiramente ao exame, relata o  Estadão. 

Tomara que não surjam problemas de espécie alguma. São 1.615 municípios que sediarão as provas para os milhões de inscritos. Quem acompanha a avaliação desde 1998, sabe que há um histórico de situações sempre preocupantes, sobretudo quando o exame assumiu a característica de vestibular nacional, mesmo sem um projeto prévio como um teste nas cinco regiões para testar tudo. Aplicar provas simultaneamente em um país com as dimensões continentais, tal como é o Brasil, não é tarefa fácil e isenta de dificuldades.

Horário, caneta com tinta preta e documento identificador devem ficar sob a mira do candidato do Enem-  Curitiba- arq. pessoal 2012
Em alguns municípios brasileiros, tal como Rio Branco, lá no Acre, a diferença da hora de Brasília, obrigará que os estudantes inscritos, cheguem às 10 horas, enquanto outros, como é o caso de Curitiba, às 12 horas. Fusos horários e a vigência do Horário de Verão são detalhes importantes, dentre outros de igual importância. Deverão ficar sob a mira do leitor, especialmente se tem filhos ou parentes inscritos no Enem. No meu caso, hoje além de professora de alguns jovens vestibulandos, tenho a minha filha na condição de treineira. Dupla responsabilidade, certamente. 

Tem filhos, irmãos, netos e alunos, inscritos no Enem, meu caro leitor? Troquemos conversa sobre o que nos preocupa e alegra com a manutenção do exame no nosso grande Brasil.
 
 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails