segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Temas para o Enem 2012? Algumas reflexões...

 
Cadê o cidadão atento? Como ignorar a triste condição da árvore acima? Travessa 3 de maio c/ Av. Magalhães Barata, bairro de S. Braz - Alô , prefeitura de Belém, Pará? arq. pessoal 2012
Vem agora o Enem 2012. Na próxima semana, nos dias 3 e 4 de novembro, o exame tomará a atenção das famílias brasileiras, pois a seleção às vagas das universidades públicas, em maior ou menor percentual, estará regulada no próximo ano pela adesão total ou parcial feita ao exame. Eu nem questiono mais a indiscutível pinta de vestibular nacional atribuida ao Exame Nacional do ensino Médio.

Aqui em casa? Tenho uma estudante treineira, mas como não mantemos um espeto de pau, a minha filha lê com desenvoltura e escreve sem travamento algum. Fará certamente uma excelente redação. A influência permanente, via exemplos de leitores na família, faz a grande diferença, sim. Tenho alunos, entretanto, sob a minha orientação e com eles venho mantenho a rédea curta; afinal, se o treino à redação dissertativa e a familiaridade com o universo diário das informações não são comuns nas rotinas familiar e escolar, agora, diante da consolidação do modelo de texto pelo Enem, é necessário ficar bem atento à proposta de redação que aprofunde um tema. 

Atenção ao paisagismo ajustado à necessidade de segurança dos que caminham pelas calçadas - Raízes expostas pedem socorro e o cidadão, as providências- Alô, prefeitura de Curitiba? arq. pessoal 2012
Todos os anos - Recebo costumeiros pedidos para fazer listas de temas para o Enem  e embora eu não goste da ideia de colocar uma bola de cristal na minha frente, veja a relação abaixo. Quem sabe ajude? Fique de olho nos destaques em itálico abaixo.

1- Mantenha atenção na questão da agilidade das redes sociais; o tema poderá aparecer sob outro ângulo apenas.

2- A Copa atrairá olhares estrangeiros ao país; veja como as nossas cidades lidam com o tema e terá um poderoso conteúdo para refletir.

3- Já reparou na força da palavra escrita? Ficar de olho nas suas expressões é fundamental. 

4- O engajamento socioambiental  é uma atitude. Sem observar os exemplos advindo pela rotina das pessoas, o candidato perderá um tema de excelente pertinência reflexiva. Participação popular nas questões coletivas é uma necessidade.

5-  A força jovem no Brasil; as novas lideranças em todas as áreas estabelecem uma renovação em todos os quadros temáticos. O novo depende do antigo; a herança, boa ou má, é determinante para que as novas gerações busquem soluções criativas e sustentáveis aos ditames das necessidades.

Se o leitor estiver interessado em conversar comigo sobre os temas acima, será uma satisfação a troca discursiva, exemplo feliz de interação blogueira. 
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails