quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A poda regular e correta das árvores


O plantio de árvore que não alcance a fiação elétrica é uma alternativa- Árvores-fantasmas, bairro Mercês, Curitiba, Pr - arq. pessoal
Eu gosto muito da companhia das árvores e Curitiba é uma cidade com fartura de arvoredo, mas há uma ocasião em que eu temo: durante os temporais chuvosos, acompanhados das ventanias, tais como as que têm acontecido nos últimos dias. Na rua de casa, o conjunto lindamente alcançado com o arvoredo de espécie semelhante tem efeitos maravilhosos nos dias de sol. Há uma fartura de sombra e frescor invejáveis, no entanto, com o desenvolvimento da espécie, bastante comum no bairro Mercês, os galhos ficam enormes e oferecem perigo indistinto.

Analise comigo - Árvores com copa e caules com grande alcance são bonitos, mas eu não teria queixa se a poda feita pela Prefeitura de Curitiba ocorresse com maior regularidade, assim como a equipe da Copel recebesse melhor instrução com relação ao corte afinado para livrar a fiação elétrica do emaranhado dos galhos. Os funcionários da companhia de eletricidade costumam deixar as árvores com aparência estranha: todas ficam com um jeitão de forquilha. O resultado: o topo das árvores mais parecem brações de fantasmas com as mãos para cima.

As providências - Galhos grandes, sob a ventania e chuvarada exigem atenção. Na semana passada, acionei o telefone 156 para a retirada de galhos na calçada, assim como a imediata análise da questão acima descrita. Não tenho queixa quanto à coleta do lixo vegetal, mas até agora não vi a equipe técnica circulando na região. A prevenção quanto aos acidentes é fator determinante, você concorda comigo, leitor? 

A segurança das pessoas está na dianteira das ações municipais e poda regular das árvores e, se possível,  a substitução da espécie são medidas preventivas . Galhões temerosos- bairro Mercês, Curitiba, arq. pessoal

Os paisagistas de plantão na internet, poderão demover ou confirmar a lógica da minha ideia, mas acredito que apenas a manutenção da poda regular e a eventual substituição da espécie por outra menos alta poderão resolver a questão. Já imaginou um galho enorme caindo sobre um veículo, ciclista ou motoqueiro em movimento? Na foto que fiz, lá no primeiro destaque, você vê um ônibus expresso, aqui conhecido como ligeirinho; pois bem, pense na tragédia humana que poderíamos enfrentar, inclusive com a movimentação das pessoas nas calçadas. É preciso agir, imediatamente, antes daquele corre-corre habitual nos dias de tempestade. Dias ensolarados? São propícios à poda regular das árvores!

Diga lá! -  Você avista idêntico problema, aí no seu bairro ou cidade, caro leitor? Conversemos sobre a questão, pois a segurança do cidadão é ponto comum na rotina de uma cidade, concorda comigo? O assunto rende muita conversa com moradores atentos aos problemas e virtudes de uma cidade.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails