sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quer colher frutas? Ah...quero, sim!

 
Ainda bem que os supermercados vendem jabuticabas, mas como seria espetacular colher a deliciosa fruta, ali no pé da jabuticabeira -  Gostosuras , arq. pessoal
Nos passeios que faço pelos bairros durante os finais de semana, sempre encontro árvores frutíferas carregadinhas de gostosuras. Lá do banco do carona, fico a me perguntar, invariavelmente: mas por que as pessoas não colocam uma placa que anuncie assim:

                Quer colher algumas frutas? Faço um escambo com dinheiro ou outra moeda.

Você acha que a minha ideia é inviável, caro leitor? Eu jamais tive uma jabuticabeira em casa, mas gostaria de poder entrar em um quintal e colher jabuticabas, ali no pé da árvore. E limão-cravo? Ah...eu os adoro, mas não conheço ninguém que os venda, aqui no bairro Mercês, por exemplo. Quando avisto um caquizeiro apinhado de frutos? Fico com uma vontade danada de apertar a campainha das casas ou bater palmas, ali na fente daquele portãozinho de madeira, comum nos bairros de Curitiba. Muitas vezes, a minha filha adolescente, cria de tempo tão diferente do meu, segura no meu braço impedindo o meu ímpeto natural de puxar uma prosa e negociar a compra de caquis, laranjas, ponkãs, mangas, romãs, pitangas, araçás ou jabuticabas.

Abençoada seja a pessoa que plantou e a que mantém a bela cameleira no jardim doméstico; encantadora é a paisagem que ela oferece. Como ignorá-la? Impossível. É linda! - Curitiba, Rua Fernando Simas, Mercês, arq. pessoal
Você conhece algum lugar que tenha uma placa do jeito como sonho encontrar, aqui nos arredores da capital curitibana, meu caro leitor? Indique a direção; quero saber, ao menos, se alguém colocou em prática a minha ideia. Caso você more fora de Curitiba, saberá de um local com a oferta sonhada por mim?

Faço uma reverência de gratidão diária ao pé de amoreira mantido no meu jardinzinho; sombra e frutos é o que ele nos oferece. Como ignorá-lo? Jamais.  Curitiba, arq. pessoal

Projetos paisagísticos residenciais ou escolares, mesmo em áreas urbanas, não deveriam deixar de lado a inclusão de uma árvore frutífera. As crianças e os jovens herdariam um consolo educativo visual, assim como os nossos idosos poderiam, ali sob a sombra de uma árvore floril e frutífera, encontrar lenitivo, portanto, aos dias de inevitáveis tristezas, desencantos e desesperanças com as ações humanas, hoje em fartura de dissociação com a preservação dos eflúvios das espécies verdes bem cuidadas.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Oi, doralice,

    Eu também sou muito a favor das árvores frutíferas! Aqui em Brasília há "bairros", como o em que eu morei até maio deste ano (o Lago Sul) em que foram plantadas árvores frutíferas nas ruas (jaqueiras, mangueiras e outras) e é comum a gente ver as pessoas do povo se servirem das frutas, na época própria, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia! Como eu gostaria de ver algumas fotos de tais árvores, minha querida Marly. Quem sabe se recorrer aos conhecidos residnetes , aí em Brasília...

      Retribuo o gentil cumprimento; que o seu final de semana seja muito feliz, também!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails