quarta-feira, 8 de junho de 2011

O leitor, a cidade e a sujeira urbana

Fico realmente bem indignada quando avisto alguém jogar bituca de cigarro no chão. Apesar da fama de cidade limpa e ordeira a capital paranaense abriga algumas pessoas incapazes de buscar uma lixeira para jogar uma bituca, um papel de bala ou o palito do picolé, entre outros lixinhos urbanos. É costumeiro avistar gente muito ordeira e atenta em Curitiba, mas...

Já imaginou a cidade de Curitiba sem o varredor das ruas? Arquivo pessoal, 1011


Evidências, problemas e soluções - Ao lado da experiência positiva da participação popular nos cuidados com a cidade, o leitor certamente conseguirá inferir providências cabíveis ao seu bairro ou cidade. Penso que não basta esperar que o valoroso funcionário da limpeza recolha o lixo; é preciso colaborar e agir preventivamente. Com o tempo chuvoso o trabalho de recolher detritos redobra. Aqui no bairro Mercês, por exemplo, as ruas amanheceram com um tapete de folhas, uma vez que  as rajadas do vento de ontem à tarde derrubaram galhos do abundante arvoredo. Hoje, o funcionário encarregado da varrição das ruas nos arredores terá um trabalho dobrado.

A nossa atitude - O discurso relativo aos cuidados com o ambiente é farto na internet e no interior das famílias, mas o que de fato cada um de nós tem feito para não sobrecarregar a lida de um funcionário da limpeza pública? Não jogar a bituca do cigarro ou qualquer detrito no chão é um excelente começo.

Um exemplo invejável - Não deixe de conferir como agem algumas pessoas empenhadas em descomplicar e prevenir problemas ambientais em Curitiba.O projeto, agora transformado em ONG, Do meu lixo cuido eu  oferece amostra interessantíssima! Por favor, divulgue a informação. Bons exemplos são tão poucos que é uma necessidade compartilhá-los em cadeia bem sincronizada, caro leitor. Ofereça um clique ao blog e leve junto o interessante recado de cuidados ambientais possíveis ao mundo. No vídeo acima, parte da reportagem da RIC TV, o leitor terá uma panorâmica da Praça da Ucrânia e avistará o Claudinei, o funcionário que coloca em ordem a aparência das ruas nos arredores do bairro Mercês.

Conhece outros bons exemplos? Compartilhe a direção, caro leitor.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails