terça-feira, 7 de junho de 2011

Amazônia? Quem cuida da região?

                                               Cuidado: s.m. Precaução; cautela, desvelo; inquietação de espírito; pessoa ou coisa que é objeto de desvelos; interj. atenção!; adj. imaginado; previsto. (Bueno, Silveira, minidicionário da língua portuguesa)

Meus alunos, em maioria paranaenses e paulistas em Curitiba, geralmente passam a conhecer mais a Amazônia. Com eles compartilho as notícias dos jornais e revistas, além de relatar as minhas experiências decorrentes da origem nortista, por exemplo: o meu sotaque, a diversidade de expressões amazônicas, as preocupações, as peculiaridades geográficas, entre outros informes ligados aos temas costumeiros nos vestibulares, tais como desmatamento e planos governamentais para explorar o potencial da região. Faço a minha parte. Fico extremamente atenta ao que noticiam os correspondentes locais, porque sei da importância do contexto amazônico no envio de notícias ao público brasileiro.

Imagem: arquivo Google

Cuidados com a Amazônia - O leitor contumaz sabe do quanto a área territorial que faz justiça ao conceito político denominado de Amazônia Legal(antes chamada de Amazônia brasileira) são frequentamente temas das tentativas de conversas aqui no Na Mira. Nem sempre consigo a interação desejada. Há um silêncio entristecedor do outro lado, talvez pelo distanciamento geográfico, mas espero que o texto  Se a Amazônia é nossa, por que não cuidamos dela? (Eliane Brum, Época) consiga evidenciar o quanto os brasileiros de todas as regiões precisam expressar cuidados efetivos com o imenso território. Autoridades com outorga popular têm feito da região a moeda verde para algumas negociações nem sempre estimulantes. Os fatos são históricos.

Atitudes esperadas   Aos que desejam cuidar da Amazônia sugiro duas atitudes fundamentais: informar-se incansavelmente sobre a região e visitá-la, antes de sair do Brasil em viagem de férias, por exemplo. Ignorar as peculiaridades do território amazônico e desconsiderar a sua geografia diante do restante do país e do mundo oferecem a faca e o queijo aos ratos que dilapidam os bens naturais da região nortista. Zelar pelo vasto território amazônico exige, entretanto, extrema atitude; é impossível cuidar sem um comprometimento integral. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails