quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Sua majestade, o tucupi, um tempero dos deuses amazônicos

Quando estive em Belém, ainda no mês de outubro de 2010, não deixei a oportunidade passar e trouxe comigo alguns ingredientes da comida amazônica, mais exatamente da culinária paraense: folhas de jambu, polpas congeladas de cupuaçu, bacuri, muruci, entre outras frutas, além, é claro, de porções de pescada amarela e maniçoba; gostosuras inesquecíveis da terra querida. Uma bagagem verdadeiramente parauara jamais ignora as delícias da comida regional, nem aqueles famosos sachês perfumados com raiz de priprioca e outros cheiros nativos.

Sua majestade, o tucupi ! - Belém, Ver-o-Peso, out. 2010

Comida caseira - Eu não faço comida em casa todos os dias, por razões óbvias da vida contemporânea, mas nas minhas incursões semanais até à beirada do fogão para preparar um peixe frito, grelhado ou ensopado eu sempre coloco uns pingos de tucupi quando a comida já está no meu prato.

Sua majestade, o tucupi - O delicioso líquído amarelado que você avista na foto empresta ao alimento nortista um sabor incomum. Outros conterrâneos residentes fora da região( leitores do blog, inclusive) confirmarão as minhas observações de submissa rendição à majestade do tucupi na composição dos pratos regionais. É mais uma expressão do aproveitamento da mandioca, que já nos oferece as farinhas e a goma, esta componente básico das conhecidas tapioquinhas

Já conhece o sabor? - Se o leitor  já experimentou o sabor desse ingrediente no tacacá ou no pato assado com jambu certamente confirmará a soberania do tucupi. É uma delícia. Coisa muito boa desse nosso Brasil repleto de iguarias em todas as regiões.

Satisfaça a sua curiosidade - Caso o leitor não conheça alguma expressão em destaque, por favor, não hesite em perguntar. As denominações dos ingredientes e delícias da comida paraense formam um glossário composto pelos empréstimos linguísticos da presença indígena e dos povos que lá marcaram presença no processo de colonização da terra.

Sugestão imperdível - Meu conterrâneo, o Fernando Jares, costuma relatar e muito bem descrever as gostosuras da terra querida; sugiro ao leitor interessado não deixar de fazer uma leitura vertical do blog Pelas ruas de Belém. Tenho certeza de que apreciará a verdadeira viagem promovida pela oferta das palavras e imagens extremamente bem articuladas na página.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Comidas regionais e seus temperos! Amo isso tudo. Eu também, quando viajo, sempre dou um jeito de comprar essas delicias locais.

    ResponderExcluir
  2. Reconhecer a diversidade e a gostosura dos ingredientes que temperam a comida brasileira é uma virtude, Fábio; parabéns!

    O pão de queijo mineiro, o acarajé baiano, a galinhada goiana, o churrasco gaúcho, a carne de sol paraibana, a caldeirada amazonense, entre outras delícias, ui, já fiquei com fome só de escrever as citações.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails