sábado, 8 de janeiro de 2011

A ilimitada contribuição dos fotógrafos

Adoro a fotografia. Fico sempre com olhos brilhantes quando vejo uma foto bem feita.Nem sei quando começou o meu interesse, mas hoje comemoro com todos que conseguem sem nenhuma palavra representar as emoções, evidenciar uma cena, transformar ações em história com os seus cliques.  Ao pegar um jornal, revista ou livro atento imediatamente aos recursos advindos pela presença da fotografia. É impossível não avistá-la.


Imagem obtida no http://www.escoladeimagem.com.br/
















Ao visitar as páginas na internet o meu olhar busca imediatamente  a imagem fotográfica; quero saber quem é o seu autor e quando foi feita; entristeço-me ao constatar omissões autorais. 

Parabéns! - Hoje é o Dia do fotógrafo! Não deixe de cumprimentar seus amigos fotógrafos e nem permita que a utilização irresponsável do trabalho fotográfico continue. Exija a menção autoral. Deixe, assim, que o clique fotográfico tenha autoria e receba o prêmio pelo que oferece aos nossos olhos: o reconhecimento. Não sei se você domina o inglês, mas o jornalista Alessandro Martins compartilhou no Twitter um vídeo excelente. Confira.

Amadorismo e profissionalismo - O leitor sabe que sou fotógrafa amadora, aprendiz constante, mas sei reconhecer o talento existente e a contribuição indispensável da cena fotografada profissionalmente. Você conhece um blog de fotógrafo talentoso? Indique o endereço; quero formar uma lista com as contribuições dos leitores que gostam de fotografia. Interaja, prezado leitor.

Sugestão - Crianças e jovens com dificuldade em redação podem começar exemplarmente um pródigo caminho com a escrita. Sabe como? Descrevendo o que observam nas fotografias; a escola assim lhes ajuda no aprimoramento do senso de observação, a arregimentação do vocabulário descritivo e o senso estético. Colegas professores de redação bem poderiam explorar mais a fotografia nas aulas de escrita concatenada. Basta pegar um jornal ou revista de grande circulação e bem explorar o apoio fotográfico. Fotos familiares também propiciam enorme ajuda. Viva a fotografia!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Amadores -- muitas vezes apenas aparentemente -- costumam nos surpreender.
    A boa fotografia, antes de tudo, exige olhar sensível.

    Não sei se captei o espírito de seu convite. Se não, peço antecipadamente desculpas.

    Hoje em dia, a Internet nos fascina e nos deixa perdidos com tantas imagens. Talvez, por isso, me remeto de vez em quando aos clássicos, com Doisneau. Gosto, particularmente, desta: http://www.nanu.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/07/robert-doisneau-school-kids.jpg

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela indicação do link, Alex; vou lá conferir a sua sugestão.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails