sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chuva de verão, alagamentos e providências em Curitiba

A bela manhã ensolarada em Curitiba é um contraste com o verdadeiro temporal que caiu sobre a cidade na noite de ontem. Leia a reportagem Curitiba registra 50 pontos de alagamento por causa da chuva, de Fernanda Trisotto( Gazeta do Povo, Vida e Cidadania, 7 de janeiro 2011) e dimensione as consequências preocupantes com a intensidade do vendaval noturno. 


As chuvas causam estragos em Curitiba; nem a área central da cidade escapa. Arquivo pessoal, 2010

Uma goteira - Não tive oportunidade de conversar com os vizinhos para saber se a ventania e a chuva forte causaram estragos, mas aqui em casa elas serviram para mostrar que preciso chamar alguém para reparar o telhado, lá na minha cozinha. Uma goteira gigante apareceu; foi necessário colocar um balde para segurar os pingões de água, portanto uma preocupação doméstica surgiu com a chuvararada.

Providenciar reparos - Hoje acordei pensando mais intensamente em duas palavras: previdências e reparos, portanto já liguei ao seu Paulo pedindo um SOS para o telhado. Estou na agenda bem cheia, segundo as declarações desse trabalhador faz tudo. Curiosa a vida, não é mesmo? Alegria de uns, tristeza de outros com a chuva.  

Interaja; ninguém sabe o que o calado precisa - Hoje é um ótimo dia para podar árvores e atentar aos iminentes perigos com a queda dos galhos sobre carros, casas e pessoas. O velho e sábio ditado que diz" É melhor prevenir do que remediar" nunca esteve tão evidente. O leitor - tanto o paranaense, quanto ao que mora distante e prestigia o blog! - bem que poderia comentar sobre as consequências da chuva que avista aí da sua janela de casa, da poltrona do seu carro, no interior do ônibus, montado na sua bicicleta ou moto ou  ainda o que sofre diante do trânsito necessário de pedestre. Interaja; saia do silêncio. Compartilhe as dificuldades; quando os problemas são comuns certamente exigem providências urgentes da alçada pública.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. O homem pode fazer de conta que não vê, mas a natureza não perdoa.

    Sua observação sobre os estragos das chuvas me lembra que desde que me conheço por gente, o mês de janeiro reserva tragédias nas áreas urbanas, em consequência das chuvas, especialmente por inundações e deslizamentos.

    Governos -- sobretudo municipais, aos quais cabe admnistrar o solo urbano -- ignoram o assunto, ou muito pouco fazem para mudar a ocupação irregular e desastrosa das cidades.

    Os cidadãos, em sua grande maioria por falta de opção, mas muito por conhecer a omissão do poder público, invadem espaços que muitas vezes marcarão o final de suas vidas.

    Tudo muito triste. Não vejo solução à vista. Inclusive porque o prefeito que se dispusesse a enfrentar a questão fatalmente não seria reeleito... Uma desastrosa troca de interesses que só resulta em tragédias, perdas e muitas mortes. E, sabemos, políticos querem poder, e com ele dinheiro, raramente fazem algo para efetivamente melhorar a vida da comunidade que os elege.

    Enfim, muitos pagam pela omissão de quase todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sobre a chuvarada de ontem, aqui no Boa Vista, foi tranqüilo. Não tivemos nada muito forte, até dá para dizer que foi uma chuva bem típica. Alagamentos por aqui que eu me lembre só tivemos um, no ano passado, onde a principal via de acesso centro > bairro, a rua Lodovico Geronazzo, em certos pontos mais baixos ficou parecendo uma lagoa. Com certeza havia ali uns 40cm de água sobre o asfalto. Muitos moradores ligaram para a Prefeitura mas as equipes de apoio só chegaram umas 3 horas depois, onde já nem fazia mais diferença, pois a água já havia escoado toda e o próprios moradores já tinham arregaçado as mangas e feito toda a limpeza.

    ResponderExcluir
  3. Sorte dos moradores do Boa Vista; parecem ser decididos e objetivos, segundo o seu relato, Fábio. Fico aqui imaginando como estarão hoje os que residem em áreas críticas( viu a excelente reportagem da GP?) e impotentes para que a solução dos problemas esteja nas mãos dos moradores.

    Grata pela informação contextualizada, prezado blogueiro.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails