segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Por que um blog merece a leitura?

As indicações à leitura dos blogs já estão feitas; sugiro que encare a permanência de alguns blogueiros e a reedição de páginas como providenciais contribuições à dinâmica deste Na Mira do Leitor. O rodízio semanal estabelecido foi uma ideia muito feliz, você concorda comigo?

Critérios à indicação - Gosto de observar os textos que aparecem nas páginas visitadas e dentre o atento exame feito estão incluídos os seguintes itens:

> Definição de temas ou temas articulados 
> A intenção comunicativa do blogueiro  
> A visualização cultural de quem escreve 
> A importância atribuída ao interlocutor 
> Independência discursiva 
> Cuidadosa atenção à linguagem
> Bom humor 
> Postagem constantemente atualizada

O que você pensa?  - Você discorda de algo acima? Gostaria de saber a sua opinião; vou estender um SOS aos meus conhecidos blogueiros, aqui no Twitter

Leitura crítica e bom humor? Encontráveis no http://jboscocartuns.blogspot.com/
Cardápio de intenções -  Na internet há de tudo um pouco; basta que o leitor selecione o que gosta. Eu rio bastante com as charges e tirinhas, mas sempre evito publicá-las aqui, quando trazem inconveniências linguísticas ou pouco atenção à linguagem. Palavrões, erros ortográficos e vocabulário empobrecido pelas repetições não despertam o meu interesse, mas a maioria das pessoas parece gostar. Uma questão de valor, sujeita à liberdade de escolha, concorda comigo?

Comente - Você compraria algo que não estivesse em ótimas condições? Eu articulo ideias e sentidos e aponto modos de escrita - e os links aqui presentes costuram essa dupla de objetivos. Os temas poderão indicar asssuntos triviais, mas nem por isso sem aprofundamento e cuidadosa atenção à escrita. Requisitos indispensáveis.

Quer um exemplo de excelente página, além das inúmeras aqui anteriormente indicadas? Meu amigo blogueiro Marcelo Katsuki  consegue pegar qualquer tema e fazê-lo bem divertido; adoooro quem sabe misturar talento, arte e excelente escrita!!

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Olá Doralice. Passando p desejar uma ótima semana.
    Concordo com os critérios de indicação de um blog. Também gosto de navegar por blogs que: mão exageram nas publicidades, possuem um visual "limpo", não são repetitivos nos temas e blogs que são fontes originais de informações( que não copiam temas de outros blogs).
    Até :)

    ResponderExcluir
  2. Ótima contribuição, Heloísa(ilustra decor); deixe eu listar os seus crítérios: não exageram nas publicidades, visual limpo, temas originais e redação própria da postagem. Gostei bastante. A sua lista será transformada em postagem futura, porque é altamente crítica e contribuitiva.

    Adoro ótimos leitores; 1 já vale por 10 em silêncio!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todos os critérios, seus e os acrescentados pela comentarista acima.
    A blogosfera é poluída. Facilidade que serve, também, como tudo que é humano, ao exercício das vaidades, mesmo sem conteúdo que justifique ou alimente tal sentimento. (Bem, a questão da vaidade é outro tema...)

    Entretanto, acho que todos devem aproveitar essa nova possibilidade e escrever, escrever. Mesmo que ninguém leia, mesmo que o texto não mereça a leitura de muitos além do próprio autor para quem, certamente, sempre, haverá benefícios.

    Na escola, ensinaram-me que matemática é que ensinava a pensar. Hoje vejo que o exercício da linguagem, sobretudo o exercício da escrita, é um poderoso tonificante ao nosso raciocínio, nossa capacidade de expressão oral, nossa inserção no mundo, nossa compreensão de tudo.

    Como nos é impossível ler tudo, a seleção, segundo critérios e preferências de cada um, é fundamental para não ficarmos perdidos e podermos aproveitar os realmente bons, como o seu, do Miguel Sanches e tantos outros. Em especial para quem gosta da língua portuguesa e da expressão escrita com qualidade.

    Aproveito para sugerir que seja possível incluir comentários em seu blog sem que tenhamos, necessariamente, uma conta do Google. Assim, outros comentaristas poderiam ser agregados. (Não sei se há essa exigência, mas comigo, sempre acontece).

    ResponderExcluir
  4. As suas ponderações são altamente reflexivas, Alex; obrigado pelo compartilhamento. Quanto à questão da exigência de conta no Google creio que a única maneira, talvez, seja deixar a entrada de comentários "anônimos"(o que muito me desagrada, sinceramente), mas indagarei sobre essa condição com amigos blogueiros, mais afinados com essas questões técnicas.

    ResponderExcluir
  5. Professora, sou pouco afinado com essas técnicas, mas eu eventualmente comento em outro blog do Blogspot, como o seu, e lá existe a opção de informar o e-mail e o site ou blog do comentarista, seja Blogspot, wordpress...

    Deixar comentários anônimos, assim como interromper a moderação, porém, jamais! Se essa for a única alternativa, deixe tudo como está que já está excelente. Falta de moderação e anonimato acabam com qualquer tentativa de manter a dignidade de um blog.

    PS: Este meu comentário, dado o teor pouco relevante, creio, não precisa ser publicado.

    Obrigado pelas considerações

    ResponderExcluir
  6. De modo algum há irrelevância nas suas observações acima, Alex. Pensarei nas suas advertências, mas se ajuda técnica para alterar configurações aqui no blog "sofrerei" bastante.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails