(Cibelly Almeida, no Twitter, dia 4 agosto de 2010)
As fotos abaixo certamente contam histórias, estabelecem conexões e trazem lembranças; será que você conseguiria identificar informações nos registros de hoje? Aposto que sim. Darei as pistas na legenda, mas outros informes poderão ser acrescentados por você; apure o senso de observação e o resultado será espetacular.
Inesquecível manhã de sol no Parque Taquaral; em passeio com sobrinhos - Férias em Campinas(SP), jul 2010 |
Dica de professora - Quando uma criança ou jovem escolar apresentava dificuldades para escrever eu costumava combinar: " Que tal fazer uma lista das informações contidas nessa foto?" - e o resultado era animador. Observar detalhes alimenta a informação, tanto na oralidade, quanto na escrita. Pode ser uma foto do jornal, da revista ou mesmo das nossas caixas de fotografias ou álbuns familiares.
Manhã de passeio em dia de sol pela Rua XV; destaque ao casario, às roupas e calçadão - Curitiba,jul 2010 |
Em volta de uma caixa de fotografias - Quando estive em Campinas em visita aos parentes pedi à uma das minhas sobrinhas para rever a caixa de fotos impressas. Foi semelhante a viajar no tempo. Lá estavam as temporadas familiares na Ilha do Mosqueiro, a época de passeios pela Praça da República e as inúmeras visitas que fiz com sobrinhos adolescentes até à Unicamp.
Lição de geografia: avistar e admirar um dos pontos extremos do Brasil - Cabo Branco, Paraíba, Janeiro, 2009 |
Anotar lembranças - Uma foto é um registro e poderá guardar inúmeras informações. Infelizmente, com as facilidades do clique digital e do armazenamento dessas imagens no computador deixamos de imprimir e anotar tantas lembranças queridas. Ao avistar uma ou outra fotografia familiar e nela encontrar registros manuscritos dos parentes, muitas vezes ausentes do nosso convívio, evoca emoções que vão do riso e muitas vezes às lágrimas. Fotos contam histórias.
Manhã familiar em passeio alegre e surpreendente - Mangal das Garças, Belém, Férias, fev 2010 |
Seus registros, leitor -Você tem em casa álbuns com fotografias dos seus familiares? Costuma selecionar algumas fotos digitais para imprimir? Não fique, por favor, limitado aos arquivos no computador ou no pen drive. Faça um esforço e ajude a preservar a memória familiar. Casas com crianças e jovens deverão sempre promover sessões em torno desses registros. A memória familiar agradecerá certamente.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário