quinta-feira, 1 de julho de 2010

Leitura, café e companhias

Ontem estive na Biblioteca Pote de Mel, a Bibliopote.  Você precisa ir lá, prezado leitor - ou, então, ao menos conhecer a ótima ideia que preside o funcionamento desse espaço, pois ele nos alimenta literalmente. Fica no entorno da Universidade Federal do Paraná e do Hospital de Clínicas, no conhecido bairro Alto da XV. Localização excelente.

Café & Livros que circulam -  Manter uma biblioteca pública no interior de uma padaria é algo novo; adorei a ideia assim que tomei conhecimento desse diferencial. Na retaguarda de tudo está o jornalista e blogueiro Alessandro Martins, responsável pelo Livros e Afins - um dos blogs em destaque semanal, ali no canto direito inferior da página.

Pergunta 1 - Você conhece alguma iniciativa de disseminação da leitura nos moldes da Bibliopote? Que tal contar aqui? Indique os dados para que possamos conhecê-la.

Cafés curitibanos - A maioria dos cafés, especialmente os localizados ali nas imediações da Boca Maldita costuma disponibilizar jornais e revistas aos clientes, mas a disputa é grande, porque o número de exemplares é desproporcional ao dos interessados em ler ou folhear os cadernos dos matutinos ou revistas da semana. Entre os que costumo visitar (entre uma aula e outra) estão o Café Avenida, o Cantata Café e o Franz Café. Adoro - e não nego - o sabor encorpado do espresso preparado no Copenhague, mas lá o cliente não encontra nada para ler, exceto os folhetos publicitários. Não há nem uma banquetinha para descansar as pernas; é consumir o produto e sair. Vou muito mais ao Avenida, até em razão da proximidade do meu curso de redação, ali na Rua Ermelino de Leão. Trabalho, café, livraria, o que preciso mais?

Simpatia no atendimento  - Faz a diferença para menos para mim. De todos os cafés que visito o Café Suplicy, localizado no Mercado Municipal de Curitiba é o meu preferido, embora sem livros para ler. A simpatia das atendentes e o café espresso com acompanhamentos garantem a minha fidelidade semanal. Aos sábados, antes da habituais compras, passo pelo café. Marco presença.

Voltando à Bibliopote - Já fui três vezes à Panificadora Pote de Mel: a primeira para conhecer pessoalmente o Alessandro, pessoa a quem admiro diante da competência no que faz  e orienta na blogosfera; a segunda foi em uma tarde bem agradável, quando eu e minha amiga Cilmara Castilho nos avistamos para saborear um café e trocar conversas sobre cafés curitibanos. Ontem fui à Pote com a finalidade de levar alguns livros que merecem o devido compartilhamento. Sou adepta de que os livros, depois de lidos, devem circular em dinâmico trajeto.

Pergunta 2 - Você costuma tomar café em cafeterias ou padarias? Que tal descrever a da sua preferência? Aponte são os diferenciais que apresentam, assim teremos uma ideia variada dessas possibilidades.

Hoje terei um dia bem atarefado com as aulas, mas voltarei a qualquer momento para liberar o seu comentário, prezado leitor.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Não conhecia uma iniciativa tão legal como a mencionada. Geralmente os estabelecimentos priorizam o consumo rápido para aumentar a circulação, consumo e assim mais lucro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Impressiona a qualquer visitante, Heloisa. Além disso os frequentadores aparecem de dois grandes segmentos: envolvidos direta ou indiretamente com o Hospital de Clínicas e estudantes da UFPR. Ah...e ainda se pode contar com a internet livre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Doralice!Minha cidade,pequena,peca em iniciativas desse genero mais lembrei-me de uma cafeteria"DOCE CAFÉ"que entre delicias nos leva a folhear jornais do estado(Sp)e revistas diversas atualizadas,a proprietaria(simpatississima)tem esse cuidado em atualizar sempre.Sei que tem uma pequena prateleira com livros e irei de certo até ela da proxima vez rsrsrrs.O pão de queijo,hummm!!!não da nunca pra ser um só.Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Faças uma foto desse DOCE CAFÉ e anotes o endereço, pois se a imagem estiver centrada na oferta de leitura aos clientes poderá valer uma boa referência aqui no Na Mira, caso possa compartilhar esse registro conosco, é claro.

    Obrigada pela visita que vem de Leme(SP) para Curitiba(PR); a Heloisa( ai em cima do Ilustra Decor) vem do RJ. Pelo visto as postagens aqui têm interessado aos leitores que moram fora de Curitiba. Adhemar, Onizes, Jarbas, Valdir, entre outros, todos "de fora", exceto a Barbara e a Soninha ou a Graciete. Vou refletir sobre a evidência. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails