segunda-feira, 28 de junho de 2010

Uma proposta: ler jornais e neles aparecer?

Que tal dar uma olhada na eficiente utilização dos recursos textuais articulada pelos autores dos textos que aparecem nos jornais indicados abaixo? Todos eles trazem informes gerais e regionais, além de referências sobre educação e vestibulares.

Indicador do sucesso - Aqui em Curitiba e também em outras capitais a alegria do vestibulando alcança o auge, quando ele avista o seu nome na lista dos aprovados. É no jornal que termina a angústia dos candidatos; por que não iniciar a qualificação da escrita buscando diariamente nos matutinos os bons exemplos da expressão escrita? Meu colega professor de redação poderá indicar diariamente as referências; se ele mantém o hábito de ler jornais os seus alunos também serão beneficiados. O bom exemplo é determinante.

> Folha de S.Paulo,  Gazeta do Povo , O Globo , Zero Hora, Gazeta de Rondônia, etc.


Recursos imprescindíveis - Ao escrever será eficaz não deixar de lado, por exemplo, o vocabulário ajustado à proposta, a objetividade informativa, a intertextualidade, a devida atenção à ortografia, entre outros auxiliares da escrita. Qualquer vestibular ou concurso incluirá requisitos que testarão a sua habilidade com relação ao emprego dos recursos que alinham qualidade à dupla conteúdo e forma de um texto. Fique atento às exigências, mas leia  diariamente a maior quantidade de textos que puder.

Requisitos indispensáveis - Redigir bem significa atender às propostas, estruturar convenientemente os modelos solicitados e fazer uso racional dos recursos textuais. Fácil? Difícil? Nem tanto sim, nem tanto não, mas requer treino e exercício e, mais, sem a leitura constante e variada para abastecer a redação com nutrientes informativos, nada feito. Não vacilar. Todos os jornais indicados permitem a leitura na versão digital. Não há desculpas para não ler e ficar informado sobre as últimas.

Uma ideia para os jornais - Penso que eles ganhariam mais leitores se fizessem uma assinatura exclusiva para estudantes do ensino médio; feito um cadastro anual o estudante pegaria o jornal na banca indicada pelo serviço de assinatura. A fidelização dos leitores mais jovens começaria assim. O que você acha da ideia? Pense em uma assinatura de jornal exclusiva para você; diminuiria a queixa  geral de que os jovens não leem jornais, não é mesmo?

Proposta de redação - Escreva à seção de cartas do jornal da sua preferência indicando a ideia acima, ou seja, a sugestão de uma assinatura exclusiva para estudantes.

Apresente argumentos centrados nos seus limites para adquirir o produto e no pequeno número de exemplares disponíveis nas bibliotecas públicas, além da necessidade de manter conexão com os informes, dada a sua condição de estudante.

Sugira um valor mínimo à assinatura, utilize o vocativo Senhor editor, não ultrapasse o limite de 7 linhas e identifique-se como vestibulando.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Olá, gostei da proposta, diminuir o valor da assinatura do jornal para estudantes, daria mais condições de acesso a leitura diária. A legislação brasileira deveria beneficiar as empresas jornalisticas dando isenção ou diminuindo os impostos, que poderia ser extendido as editoras também. boa ideia.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia. Estudante tem que pagar meia no jornal também!

    ResponderExcluir
  3. Oba! Mais uma pessoa a defender a minha ideia! Tudo bem, Taty? Credenciar as banquinhas ou postos de recebimento, mediante o credenciamento do estudante, seria uma alternativa; passe a ideia lá para a sua Gazeta do Povo. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails