quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sem camuflagem, por favor, manifestantes!

 
O jovem manifestante e o seu dispensável disfarce-  Foto de Jeniffer B. Scheffer cedida ao NaMirado Leitor- Curitiba,  jun. 2013

A foto do jovem acima foi feita no começo da noite do dia 17 de junho, ali na Boca Maldita. A máscara era um adereço ao visual, porém depois dos desconcertantes episódios de vandalismo pelo Brasil afora, valer-se de qualquer camuflagem requer atenção redobrada de todos; você concorda comigo, leitor?

Por favor! - Faço um apelo aos que participarão das manifestações programadas no Brasil: evitem as máscaras! Deixem que os vândalos delas façam um símbolo para que sejam identificados, imediatamente. As caminhadas têm propósitos pacíficos e eliminar o intolerável disfarce ajudará a manter o tom participativo, assim como inibirá qualquer iniciativa desse vandalismo desconcertante que avistamos nas notícias reproduzidas na tevê, jornais e redes sociais. O Brasil vive um momento de revigorante força popular e a busca pela transparência nas ações assumidas por todos, inclusive governantes, é contrária a qualquer camuflagem.

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Professora, discutimos isso aqui em casa antes de ontem. E eu tenho algumas dúvidas sobre esta posição. Pense nas pessoas que realmente não podem ser identificadas, por causa de emprego, por exemplo. Assim estaríamos impedindo estas pessoas de irem à manifestação. Mas também não sei se isso não é mínimo perto da ação dos vândalos que se utilizam da máscara para fugir da punição. Não sei. Tenho minhas dúvidas. Apesar de me inclinar para o não uso das máscaras a fim de manter a manifestação mais legítima e com menos argumentos para os contrários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa, também conversamos sobre a questão; as suas ponderações são pertinentes, querida Jeniffer, mas as atitudes dos vândalos com o rosto escondido(e não necessariamente apenas com a máscara popularizada pelo "V for Vendetta")é preocupante.

      Novamente, agradeço a visita e a conversa reflexiva que junto faz a excelente companhia.

      Excluir
  2. Oi profª Doralice, recomendo que assista a esse filme: https://mega.co.nz/#!4ItFBCgQ!FDSSPT0gM0kXfE5lgp8OjQwlq-0RIrm9V_n5NPuN8yA
    Para assistir, basta clicar em 'concordar' e baixar o arquivo, ele está em formato ".rmvb" e pode ser assistido facilmente em seu computador. Ali está demonstrada a razão dessas máscaras de Guy Fawkes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação, prezado Marcelo; conheço a razão do uso e da consequente popularização da máscara de Guy Fawkes.


      Tal como comentei com outra leitora, a minha preocupação é com as consequências práticas do ocultamento do rosto de qualquer manifestante; os tristes fatos noticiados com relação ao vandalismo apenas reforçam a minha preocupação, porém alegro-me com a reflexão, indicação e visita de um webamigo ao NaMira, em sinal evidente de que não estou blogando para ninguém. Um detalhe: já "baixei" o arquivo; grata, novamente.

      Excluir
    2. Então, a gratidão é mútua, Marcelo.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails