quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Leia exemplarmente mais jornais


Todos com o jornal nas mãos no dia da saída do listão da 1[ fase da UFPR - Praça Carlos Gomes, Curitiba, arq. pessoal
Os jornais deveriam ser materiais diários nas mãos das crianças e jovens estudantes. Impressos ou virtuais? É pouco relevante a escolha; o mais importante é que as informações consigam chegar aos interlocutores. Intermediários da sugestão qualificada e do bom exemplo com relação à leitura, tais como professores e os pais ds estudantes, têm a decisiva responsabilidade.

 Uma das minhas alunas lê um editorial, enquanto faço a correção dos seus textos - Manter a informação atualizada é imprescindível- arq. pessoal 2012
Interaja comigo - Seus pais costumam ou costumavam fazer a leitura dos jornais, meu caro leitor? Eu gostaria muito de acompanhar depoimentos. Felizmente, tenho uma bela história familiar; em casa, os jornais sempre foram e ainda são presenças fortes na rotina diária. Quando leio algo interessante, bem escrito e que reúne ganhos informativos, costumo passá-lo adiante, aqui em casa e nas situações profissionais junto aos meus alunos de redação. É o repasse da contribuição da notícia na vida do leitor e dos que com ele convivem. É um foguete noticioso conduzido com objetividade, agilidade e tutoria, sim.
Charges, cartuns e tirinhas veiculam informes, opiniões e suscitam reflexões. Vestibulandos não podem ficar distanciados desses textos Humor com reflexão- arq. pessoal 2012
Cardápio diário - Há uma lista extensa de textos jornalísticos que funcionam como apoios  aos  estudantes. Alguns exemplos? Editoriais, cartas dos leitores, reportagens, entrevistas, infográficos, pequenos diálogos, tirinhas, charges, resumos,  artigos assinados, entre outros que fazem de um jornal, impresso ou virtual, um instrumento disseminador da informação da cena local ou nacional. 

Alguns jornais, infelizmente, não têm a mira certeira na qualidade do que precisa ler o interlocutor, mas um leitor atento sabe separar muito bem a notícia imparcial daquela que veicula intenções deprimentes, tais como alusão tendenciosa aos partidos políticos, segmentos religiosos ou elitismos absurdos e inapropriados.  
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails