terça-feira, 21 de agosto de 2012

Já comeu um UXI, caro leitor?

Uxi-amarelo em foto do Carlos Macapuna reproduzida do Eco Debate
O uxi-amarelo é uma das frutas amazônicas, mas é pouco conhecida dos brasileiros das demais regiões, porque não a divulgamos merecidamente. Agora? Os pesquisadores da USP descobriram contribuições científicas interessantes sobre a espécie, segundo a Rita Stella, no Jornal da USP, replicado pelo EcoDebate, 20/8/2012

É delicioso...- Fiquei aqui pensando na quantidade de anos que estou sem comer um uxi., mas ainda lembro do gosto bom. Não sei se a fruta atualmente é vendida nos supermercados, mas deveria aparecer com destaque, pelo menos nos da Amazônia.

Quando eu morava em Belém, sempre que meu pai ou outro familiar ia à feira da 25 ou ao Ver-o-Peso trazia um lote de uxis, mas todas as frutas vinham bem maduras. A casca ficava grossa e perdia o típico tom de amarelo vibrante. Eu? Tirava a casquinha, antes de comer, mas muitos dos meus irmãos deixavam apenas o caroço como sobra.

Prometo...-  Saiba o leitor de um detalhe para anotar sem falta: lá na cartela de sabores da Sorveteria Cairu (vídeo Globo News), sem dúvida a melhor da Amazônia, é possível encontrar um com sabor de uxi. Em outubro, quando eu passar pela saudosa capital do Pará, prometo mais uma vez tomar sorvetes de todos os sabores e fazer fotos deles, caro leitor. Elas aparecerão, aqui no NaMira. Aguarde.
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails