quinta-feira, 19 de abril de 2012

As cidades são feitas para os carros?



Veículos automotores propiciam a economia do tempo no deslocamento das pessoas e agilizam as demandas de uma cidade de pequeno, médio e grande porte. É fato incontestável. A capital curitibana não mostra exemplo contrário. Ao sairmos às ruas? Ônibus, caminhões, carros de passeio, motos, ciclistas, pedestres e carrinheiros - e até carroças, traçam rotas curtas ou longas em conjunções nem sempre conexas. A quantidade de veículos automotores é visivelmente maior do que a de ciclistas. É fato.
Rua Silva Jardim, em tarde de domingo- Curitiba, Rebouças, arq. pessoal
Percebo, apesar dos esforços da administração, as diferenças de atenção no trato aos sujeitos avistados na engenharia de tráfego. Canaleta, ônibus expresso, via rápida, pontilhões, rotatórias, viadutos, ciclovias ( mesmo interrompidas) entre outras providências compõem um quadro visível de facilitação ao fluxo do trânsito de uma cidade grande, tal como Curitiba. Não sou especialista, mas sim uma observadora atenta, caro leitor. Vejo o esforço, mas é desigual o tratamento. Os carros parecem receber o tratamento vip da administração municipal.

O Renato Castilho fez a foto e tuitou com ela; o trânsito parado permitiu - Na hora do sufoco, Curitiba, reprodução autorizada pelo autor

Duas provas -  O jornalista Alessandro Martins em tuite recente afirmou que: Curitiba virou a cidade dos carros - e você, que conhece a capital paranaense, circula pelos bairros e enfrenta longa espera nos cruzamentos tem a mesma impressão ou conserva parecer diferente? Na terça-feira passada, diante do trânsito parado, o Renato Castilho tuitou: Tão parado que dá até pra tuitar. Fiz uma reprodução da imagem compartilhada e contextualizada na rua, tal como um corredor de espera da vez. Os motoristas? Reclamam do congestiomento, especialmente no centro da cidade. É fato, também. Na foto em destaque, feita na tarde de domingo, observe como o trânsito é calmo; é quando os ciclistas saem em passeio mais despreocupado e a maioria dos carros parece ficar nas suas garagens.

Agradeço os comentários; eles poderão estabelecer uma ótima composição da realidade, pois reunir dados da observação do cidadão no seu movimento diário pela cidade, tanto na poltrona de um ônibus, carro de passeio, na sua moto, montado na bicicleta ou simplesmente circulando em caminhada pelas ruas de Curitiba, será muito interessante. Terei, assim, elementos de apoio para uma proposta de redação argumentativa com os meus alunos de redação, afinal, os temas estão aí.  O meu propósito é trazê-los à reflexão e, se possível, com dados posteriores em análise de escrita.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. que opção que temos professora? com esse lastimável sistema de transporte público só resta mesmo ir de carro, e os "bikers" que me desculpem mas ir ao trabalho ou a escola de bicicleta é impraticável.

    ResponderExcluir
  2. Ouvirei agora, Renato, alguns usuários do transporte público, assim como ciclistas que à revelia da sua observação fazem longos trajeto montados em bicicleta.

    Obrigada pela foto e comentário, caro leitor.

    ResponderExcluir
  3. Discordo do Renato quando afirma que ir ao trabalho ou a escola de bike é impraticável. Se o cidadão tiver boa vontade da sim pra ir ao trabalho de bike, mesmo que tenha que fazer uso erroneamente da canaleta de ônibus. O que percebo no Brasil, infelizmente, é a ausência de um programa focado no transporte alternativo, como a bike. Por que países Europeus os cidadãos utilizam a bike como meio de transporte? Copenhague, por exemplo, dispõe de centenas de quilômetros de ciclovias. Lá, pude avistar com frequência, executivos, senhoras, crianças substituindo o transporte particular pelo alternativo. Funciona muito bem.

    ResponderExcluir
  4. Marcio, eu adoro andar de bicicleta mas só faço uso dela para o lazer, não consigo me imaginar indo ao trabalho de bicicleta sujeito a poeira, vento, calor, frio, suor e eventualmente garoa e chuva, sem falar dos carros que não respeitam ninguém.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails