sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Verão sulista e inverno nortista no Brasil


Um sombreiro na Boca Maldita para que a equipe de reportagem possa trabalhar-  Curitiba, arq. pessoal
Para algumas pessoas o trabalho no verão sulista exige levar sombrinha para abrandar a luminosidade do sol. Um exemplo? Veja o que presenciei nesses últimos dias ao avistar uma equipe de reportagem em ação, quando passei ali pela Boca Maldita.

Na Amazônia? Grande é a diferença. A época do verão difere do calendário sulista; o auge do sol, lá para as bandas nortistas é no mês de julho, coincidente com as férias escolares. 

Aqui no Sul e Sudeste vivemos o verão, época caracterizada pela dupla sol e chuva frequentes e temperaturas bem distantes dos números abaixo de 10ºC, ao contrário do norte, ora inverno, época de chuvas intensas e muito regulares, mas com a presença infalível do sol.


O leitor talvez pergunte: e qual a diferença do inverno sulista para o nortista? Resposta prontinha da silva: na temperatura e na intensidade da umidade. Aqui no sul os dias invernosos são frios a exigir casaco, botas e luvas, ao contrário de lá, a pedir sombrinha ou guarda-chuva e o convívio pacífico com maior umidade trazida pelas chuvas regulares.

Um exemplo devastador do inverno nortista, sempre com muitas chuvas? O aumento do nível das águas dos rios. O jornalista Altino Machado conta que o Rio Acre já fez vítimas. Os correspondentes dos grandes jornais brasileiros nos estados amazônicos têm muito a reportar, mas talvez não tenham interesse, embora a pauta seja pujante em todos os aspectos. Parece que a maioria só observa a alegria do folião. Vi há pouco, lá na minha página tuiteira, uma reportagem do Estadão; menos lamentável, leitor.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Oi Doralice, não vou comentar esta matéria. Estou aqui para lhe fazer um convite. Acabo de ver um curta maravilhoso, sobre livros. Acho que você vai gostar e até publicá-lo aqui no Na Mira do Leitor. Veja-o no post Livros Maravilhosos, lá no Boteco Escola. Abraço grande, Jarabas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo lindo presente, querido amigo Jarbas. Vou ao Boteco trocar conversa específica sobre o lindo curta, aqui indicado em link.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails