domingo, 26 de junho de 2011

Despachos itinerantes dos governos brasileiros;exemplos e objetivos

Quando leio um texto, qualquer que seja o texto, sempre atento aos seus objetivos. Notas informativas editadas nos órgãos noticiosos dos gestores públicos, por exemplo, sempre anunciam que tudo "vai muito bem" e que o prefeito ou governador está em trabalho ativo e arrojado, concorda comigo, leitor? Quem escreve as notas certamente estabelece um filtro para evitar as críticas consequentes. O cidadão não pode ficar desatento às estratégias da escrita, uma vez que tudo que é mostrado nesses portais noticiosos é patrocinado pelos cofres públicos e  os textos revelam os objetivos do projeto governamental ou municipal, mas nem tudo parece o que é. Recomendo desconfiar, sempre.

Exemplos - Estou até hoje muito curiosa para observar as vantagens e desvantagens de um "despacho itinerante" dos gestores pelas regiões que agrupam os bairros de um  Município ou de um Estado. Será que algum leitor conhece experiência semelhante? Na semana passada o governador paraense esteve no município de Santarém, área a ser desmembrada, segundo projeto de divisão do Estado em 3. Lá ele despachou providências requeridas pela região. Dê uma olhada no portal oficial das notícias oferecidas ao público interessado. Veja a experiência semelhante do governo de São Paulo,  de Mato Grosso e  da prefeitura de S. José dos Pinhais(PR). Indique exemplos semelhantes pelo Brasil afora.

Comentários críticos - Testemunhas oculares das práticas gestoras descompromissadas com liames corporativistas são bem-vindas para comentar; despachos itinerantes trazem grandes contradições e exigem a atenção do cidadão quanto aos motivos estabelecidos para que aconteçam. Nem imagino que um funcionário público troque a sua fidelidade ao emprego pela crítica que acrescenta e fiscaliza os atos políticos, mas enquanto o cidadão não atinar aos seus direitos e a imprensa local fizer registros vitaminados pelos salameleques aos políticos, sem  atinar aos ditames das ações engendradas, cabe ao leitor atento a conferência informativa - e, se considerar procedente, questionar a fonte oficial dessas informações. Ler com eficiência exige atinar, inclusive, às entrelinhas. 

Lamento que a crítica ao despacho itinerante do atual governador do Pará venha sob o manto entristecedor do anonimato; veja o comentário do leitor do blog do Jota Parente. A mordaça à crítica, infelizmente, faz com que o anonimato preencha a lacuna que falta na análise de um texto ou das ações políticas específicas. Lamentável. Basta bem argumentar e manter a devida articulação à verdade dos fatos. O acovardamento à crítica que beneficia à sociedade é como um vírus; precisa ser combatido, concorda comigo, leitor?

Despachos itinerantes? Vantagens e desvantagens - As vantagens e desvantagens dos despachos itinerantes dos políticos parecem ser uma pauta excelente aos jornais, revistas e blogs. Um cruzamento dessas informações ofereceria revelações interessantes ao cidadão, mas quem se arrisca? 


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails