terça-feira, 10 de maio de 2011

Vandalismo nos cemitérios

Estava em Curitiba na semana passada e assisti  na tevê uma ótima reportagem do RPCTV sobre a ação dos vândalos e a necessidade de vigilância em cemitério localizado em Piraquara, município nos arredores da capital paranaense. Fiquei indignada ao avistar a depredação das sepulturas e o estado de abandono do local, eufemisticamente denominado de "campo santo" ou "a última morada"daqueles que faleceram.

O absurdo - O que eu não imaginava era ver a mesma situação no dia do sepultamento do corpo da minha mãe, no Cemitério Municipal de São Jorge, no bairro Nova Marambaia, em Belém. Vândalos depredam e ladrões furtam os adornos das sepulturas, arrancam placas de material de revestimento, além do fato de constatar a visível negligência da administração do local, pois o mato cresce entre os corredores que ladeiam os túmulos. Um absurdo! Intolerável situação.

Imagem: Google


Maior vigilância é imprescindível! A quem recorrer,  entretanto, uma vez que os responsáveis pela administração dos cemitérios parecem ignorar as suas responsabilidades com relação à manutenção da ordem e cuidado com os espaços comuns no interior do local?

O leitor conhece algo parecido aí na região do seu domicílio? Por favor, compartilhe as informações. Quando imaginamos a violação de túmulos dos entes queridos ou de qualquer pessoa, há certamente um sentimento comum de indignação e revolta. Providências oficiais da adminstração do espaço devem tranquilizar a todos. Ainda sobre o tema encontrei ótima reportagem de Aline Peres sobre o vandalismo no Cemitério Municipal de Curitiba; confira(Gazeta do Povo, 2010). Interaja; comente.

O absurdo -   O jazigo  da minha família, aqui em Belém, embora sob cuidados constantes estava violado; uma das minhas irmãs precisou mobilizar recursos complementares para que o corpo da minha mãe pudesse ser acomodado com a segurança desejada no último dia 7. Imagine a situação, leitor.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails