Alguém conhece o interior da Escola Municipal Itacelina Bittencourt? Fiz a foto durante um passeio pelos bairros curitibanos - Curitiba, 6 dez. 2010 |
Mais tempo na escola - Você já leu o editorial Tempo na escola (FSP, 27 dez.)? Eu li na tela do computador e fiquei aqui pensando nas metas educativas dos governos municipais e estaduais. A ideia é ampliar o tempo do estudante na escola. Ótima providência, mas insuficiente se a escola não estiver preparada para receber as crianças e jovens no contraturno. Há um rol de situações que o público desconhece: a logística humana e material para atender à demanda de mais tempo do escolar na escola. A questão é estrutural e exige atitude política articulada. Não será possível remar sozinho.
Quer ajudar a entender? - Será que há algum leitor do blog com filho ou parente matriculado em uma escola pública do ensino fundamental? Quais as percepções que você tem acerca das quatro horas que o estudante passa na escola? Ela dispõe de biblioteca? A opção de merenda escolar pública funciona? Quem coordena as atividadades fora da sala de aula?
Indícios estruturais - Eu quero sempre saber mais, porém o que leio nos jornais não comporta o rol de perguntas que conservo. É preciso ir mais fundo, fotografar os espaços escolares, conversar com os pais e funcionários, ouvir o que pensam os vizinhos das escolas. No papel e na fala da direção o plano escolar parece bonito, humano e justo, mas na prática as contradições acontecem. O público não sabe, não é informado. Olhar uma escola pública exige não apenas o olhar comum, mas de quem reúne experiências escolares nesse tipo de escola. Os jornais nem sempre têm informantes experientes no olhar crítico.
Até a próxima!
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