segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Semelhanças entre pichadores e políticos sujos

Bom dia! O leitor habitual do Na Mira sabe do quanto aprecio registrar cenas que não passam distante do olhar de um observador atento. Hoje, por exemplo, a foto em destaque aviva a queixa geral sobre a sujeira espalhada pelos políticos com mandato e novos aspirantes aos cargos e o estrago visual feito pelos pichadores urbanos. Você concorda que essa dupla merece atenção, caríssimo leitor?

Por que o cidadão não pode ter o muro da sua casa em perfeita ordem? Pichadores devem ser severamente punidos - Curitiba, Jardim das Américas, agosto 2010

Sem ou com ordem? - Como é que pode alguém violar o direito de uma pessoa poder olhar o muro da sua casa, pintado recentemente e  desfrutar da agradável sensação de ordem? As pichações urbanas, ao contrário do que argumentam alguns defensores da liberdade, são violações da ordem coletiva. Merecem punições severas. Tenho até uma ideia: um estágio fiscalizado na varrição das ruas , na coleta de lixo da cidade e  participação  ativa nos mutirões de pintura nos espaços comuns da cidade. Será que exagero, leitor? Certamente não. Criaturas que picham a propriedade alheia ou os espaços públicos são doentes. Não aprenderam a reconhecer os benefícios da ordem. Administrar a terapeutica do trabalho comunitário é lhes oferecer a oportunidade de aprendizado - e, diante da reincidência, administrar o medicamento eficaz ao doente, é uma obrigação.

Habilidosa convergência- Como é que alguém pode ser candidato a um cargo político ou pretender a reeleição se é uma pessoa suja eticamente? Alicia eleitores incautos, promove o desassossego auditivo com esses comícios escancaradamente ilícitos e ainda qer posar de bom moço ou distinta senhora? O que merece uma pessoa assim? O esquecimento do eleitor. Diante da urna a soberania do eleitor deve sobressair. Apagar a sujeira e não votar em candidatos políticos. Melhor maneira de limpar as câmaras municipais, as assembléias legislativas, o congresso nacional, os governos estaduais e o Palácio da Alvorada, além da instauração do zelo pelo bem coletivo ou particular.

Diga lá! - Será que o leitor eleitor está de fato incomodado com a sujeira da pichação urbana? Será que está incomodado com os políticos sujos que infestam as ruas das nossas cidades com essa propaganda mentirosa, barulhenta e aversiva? Sofri horrores, quando estava em Belém, porque o barulhaço feito pelos carros de som, ao contrário de levar uma mensagem agradável do candidato, afinava ainda mais a aversão do eleitor diante de tal estratégia eleitoreira.

As brechas da lei favorecem aos políticos sujos, mas o eleitor criterioso sabe quando o político é ficha limpa; obrigada, http://jboscocartuns.blogspot.com/

Comparemos  - Não sei se os políticos curitibanos fazem a sujeira eclodir na periferia da cidade ou nas áreas pulverizadas pela subestimação da reflexão amadurecida. Aqui nos arredores do Mercês a única manifestação que eu vi foi a do vereador que saltita pelas ruas a cantar o seu número de ordem. Ah... as caixas de correspondência ficam entupidas de santinhos; não suportei esvaziá-la com tanto enfado e desprazer.Cidadão consciente cidadão é consciente não  tolera abusos. Reclama, adverte e abre a boca para denunciar literalmente as práticas sujas.

Fazer o quê? - Penso que se mais leitores eleitores mostram indignação e desagrado ostensivo ao desrespeito, tanto os pichadores, quanto políticos sujos, aos poucos, refrearão as suas más tendências. Fazer valer o direito de viver na limpeza e na ordem depende, em grande parte, dos que desejam a Ordem e  Progresso, concorda comigo, prezado leitor?

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Realmente causa tristeza e indiganção tanta sujeira ( das e nas campanhas ). Algumas pessoas aceitam os panfletos q são distribuídos e logo jogam no chão. Eu prefiro não pegar os panfletos e recuso, com edução, quando alguém tenta entregá-los para mim.
    Agradeço por ter me adicionado no seu rodízio de links. Fiquei muito feliz. Boa semana!!! Abs. Heloisa.

    ResponderExcluir
  2. Pegar panfletos e jogá-los na rua é disseminar a sujeira; a estratégia eleitoral de anunciar a candidatura é válida, mas vem junto com o desrespeito, Heloísa, portanto, inaceitável e alvo da mais rigorosa crítica. Candidato que suja a cidade, antes da eleição, não merece o voto do eleitor consciente.

    Quanto ao "link" ao seu Ilustra Decor fique tranquila, pois o mérito é todo seu; eu apenas sou uma leitora muito observadora e exigente. Abraço, Heloísa.

    ResponderExcluir
  3. Há muitas convergências além da que foi habilmente destacada.
    O positivismo, imortalizado no slogan "ordem e progresso", é um dos grandes responsáveis pela burocracia exacerbada entranhada nas vísceras tupiniquins. Por um lado necessária ao mínimo ordenamento, por outro, responsável por normas e lacunas que tanto podem ser preenchidas por safados fugazes, quanto por nobres ponderações.
    O remédio para qualquer uma das situações desvirtuadas encontra-se também entranhada na essência de algumas pessoas, as que guardam valores morais, esses últimos também cantados em verso e prosa nas campanhas dos aspirantes a mandatários. Pena que a ostensiva propaganda não tenha o poder de mostrar os atributos do caráter dos candidatos, eis que eles são bem mais sutis do que o que aparece "pichado".
    A favor da pena alternativa/educativa sugerida aos que depredam patrimônio alheio.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito das suas observações, Adhemar; elas certamente resultam da maturidade e equilíbrio diante da vida.

    O sentido do preceito simbólico de "Ordem e Progresso" inscrito na nobre bandeira nacional não é alcançado pelos mal intencionados, sejam estes candidatos, políticos com mandato ou eleitores equivocados com as práticas eticamente questionáveis. Viver em ordem implica na responsabilidade para com os demais, o que nos encaminha ao progresso em todos os sentidos, não é mesmo, caro leitor?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails