sexta-feira, 30 de julho de 2010

Meu jasmineiro querido...

A remessa virtual de flores parece agradar ao leitor; fico feliz, pois a intenção é, de fato, saudar a quem clica na página e compartilha comigo o seu tempo em generosa leitura. O galho com jasmins em destaque é  para você, caríssimo!

Adoro o perfume de jasmins; você também aprecia? Meu jardim, florada de 2009
No ano passado deixei um dos pés de jasmineiro subir pela grade da frente de casa; ele não se fez de rogado e subiu bastante, se enroscando de tal maneira que era quase impossível avistar uma pessoa, lá do outro lado. Em retribuição à liberdade assistida que  ofereci a planta querida me presenteou com uma temporada radiante de cachos de flores super perfumadas. Veja a dupla de registros que fiz da florada.

Cortando o mal... - Com o passar do tempo os galhos desse belo jasmineiro impediram a visão e atravancaram a abertura do portão e, mais, atrairam uns bichos estranhos e que causavam temor à minha filha, quando ela precisava abrir o portão para sair ou entrar em casa. Fui obrigada a podar quase drasticamente a trepadeira. Antes, preparei mais três mudas, hoje começando a florir.

Com os jasmins em abundância fiz inúmeros arranjos e os distribui em vasos pela casa; perfume e meiguice em troca apenas de um pouco de água e incidência de sol - Florada de 2009
Você gosta de plantas aéreas?   - Costumo tirar fotos dessas trepadeiras e mostrarei, aos poucos, os fartos exemplos disponíveis no meu arquivo de flores. Minhas caminhadas pelas redondezas e passeios pela cidade realmente são frutíferos.

Tenhamos uma excelente sexta-feira; dentro de casa ainda está friozinho, mas lá fora o Sol dá as caras e a atmosfera preanuncia um dia muito agradável em Curitiba. Acompanhe o que informa o Simepar.

Até mais...

5 comentários:

  1. Bom dia!!Aqui,em Leme,tempo seco,friozinho,agradavel,a falta de chuva não tem dado nos brindado com as flores mais ainda assim o verde insiste em nos presentear com suas matizes.Doralice,até gosto de plantas em casa,mais tbém sei que não tenho"mão boa",não consigo fazer que cresçam bonitas,multipliquem-se,então sou fã dos vasos floridos dos supermercados,e ja me preparo para esperar a primavera que encherá meu dois pés de acerola,a pimenteira,os mamoeiros do quintal,as amoreiras nas ruas proximas de casa que me permitem abusar da sombra e discretamente dos frutos.Bons dias pra nós...

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouço essa história queixosa de que alguém não tem "mão boa" para as plantas, Doris; a minha experiência é contrária. Corto um galho de amoreira, manjericão ou de erva-cidreira e coloco essas espécies dentro de um copo ou vasinho com um pouco de água e logo, dentro de alguns dias, tenho novas mudas para replantar ou compartilhar. Não sei explicar, mas fico feliz ao contar uma história diferente.

    Qualquer dia mostrarei que eu também "abuso discretamente" das árvores frutíferas nas redondezas e dos parques curitibanos, bem abastecidos de amoreiras, araçazeiros, pessegueiros, entre outras delícias oferecidas pela Natureza e boa estratégia da administração urbana.

    Fiquei com saudade da boa temporada em Leme; obrigada pela visita, sempre ilustrativa. Adoro descrições sobre o tempo, lugares e impressões pessoais.

    ResponderExcluir
  3. Olá Doralice

    Obrigado por partilhar suas lindas e perfumadas flores de jasmin com todos nós.


    Castilho/Cilmara

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Castilho, aqui elas são virtuais, mas se a oportunidade favorecer quem sabe uma hora dessas você e Cilmara receberão um arranjo natural de jasmins? Grata pela visita.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails