quarta-feira, 28 de julho de 2010

Conversa pra boi não dormir

Antes, quando mantinha o projeto deste Na Mira do Leitor  em outro portal, eu tinha uma preocupação incontida em apontar as reportagens deste ou daquele jornal ou revista. Era um sintoma bem infeliz de subestimação do leitor, pois acreditava que você teoricamente lia pouco e me colocava à caça de notícias da última hora. Estava enganada.

Compartilhar reflexões - Hoje, quando indico um link, tenho apenas um propósito: o compartilhamento. Não importa se você lê pouco, porque o que interessa é a qualidade da sua leitura. Dados numéricos são importantes, mas não suficientemente determinantes. Ler muitos títulos, reportagens ou livros sem a devida atenção aos elementos constitutivos desses informes não quer dizer que a qualidade da leitura aumenta.

Interessa mesmo a qualificação da leitura e da escrita? Dê o exemplo. Leia e escreva pouco, mas concatenadamente!


Já reparou? - Não sei se tem notado as mudanças do projeto deste Na Mira do Leitor; ele busca agora o leitor, o seguidor atento, interessado, observador e responsável pelo clique. Eu também estou assim, mais tranquila e ciente de que as mudanças no padrão da leitura das crianças e jovens é uma questão de tempo e de exemplo - e, o modo da minha escrita, sempre atenta às variações do vocabulário, à distinção endereçada ao interlocutor, assim como indicativa do que é aceito pela sociedade letrada devem  sobressair, sem pedantismo ou regras obtusas, frias e divorciadas da expressão comunicativa.

Pequeno cardápio de leitura - Para não perder o propósito e manter a coerência com a postagem indico abaixo duas ótimas direções.  Vai encarar? Sugira outras, afinal, se você decidiu seguir esta página é porque gosta de ler e de escrever. Faça justiça ao que pressuponho, por favor.

> As reflexões blogueiras imperdíveis do Ronaldo Franco ; adorei ver o ressalte merecido ao ilustrador Sergio Bastos. Confira.

> Erotização infantil é coisa séria, do Bruno Ribeiro; encontrei esse artigo no Twitter. Compartilhe com outras pessoas, porque o assunto ganha contornos inimagináveis.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Obrigada; aos poucos descubro um modo de deixar a página mais agradável. Os recursos do Blogspot ajudam um pouco nessa articulação.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails